A emergência do homem de desejo: sobre o curso Subjectivité et vérité, de Michel Foucault

Autores

  • Cesar Candiotto PUC PR

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2015.2.22032

Palavras-chave:

Subjetividade. Verdade. Ética. Técnicas de si.

Resumo

O artigo tem como objeto principal o curso de Michel Foucault no Collège de France, Subjectivité et vérité, ministrado em 1980-1981 e editado em 2014. Pretende-se mostrar de que maneira e mediante quais argumentos Foucault chega à afirmação de que a relação entre sujeito e verdade na experiência antiga dos aphrodisia é da ordem da incompatibilidade. Na pederastia grega os atos sexuais e seus prazeres foram considerados obstáculos para o acesso à verdade e para a constituição do sujeito ativo. No entanto, o confisco da experiência sexual legítima no interior da reconfiguração do matrimônio romano, bem como a suspeita crescente em torno dos atos e prazeres, provocaram dois processos: a subjetivação dos aphrodisia, o que resultou em uma relação constante do sujeito com sua experiência sexual; e a objetivação do desejo, no sentido de que ele deixa de ser somente um elemento intempestivo e incontrolável situado ao lado da natureza, passando a ser algo problemático e objeto de conhecimento. Ainda que na Introdução aos dois últimos livros de Histoire de la sexualité Foucault escreva que pretende fazer a história do homem de desejo na cultura pagã antiga, o artigo sugere que não é propriamente nessa formação histórica que pode ser identificada sua emergência, e sim no monaquismo cristão dos séculos IV e V, objeto de seu livro inacabado Les confessions de la chair. Pelo menos no domínio da experiência sexual, o homem de desejo não teria surgido na erótica masculina grega ou no matrimônio romano, mas na sexualidade solitária do monaquismo cristão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Candiotto, PUC PR

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio doutoral na Université Paris XII e no Centre Michel Foucault. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). Bacharel e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991) e Bacharel em Teologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile (1997). Professor Adjunto III do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Nesta Universidade, também é Coordenador do curso de especialização Ética em Perspectiva, Membro do Comitê Gestor do Programa de Iniciação Científica e Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Filosofia. É membro do comitê especial de avaliação da área de ciências sociais, humanas e jurídicas junto à Fundação Araucária e parecerista do CNPq. Coordena projeto de pesquisa na linha de pesquisa de Ética e filosofia política, com auxílio financeiro da Fundação Araucária (2010-2012) e do CNPq (2012-2014). Tem 21 artigos publicados em revistas especializadas, 11 capítulos, Publicou o livro "Foucault e a crítica da verdade" (Autêntica, 2010); organizou os livros "Mente, cognição, linguagem" (Champagnat, 2008) e "Ética: abordagens e perspectivas" (Champagnat, 2a. ed. 2011). e "Foucault e o cristianismo" (Ed. Autêntica, 2012). É coautor do livro "Fundamentos da pesquisa científica: teoria e prática" (Vozes, 2011). Organizou o dossiê "Foucault/Deleuze" e é coorganizador do dossiê "Parrhesia", ambos da Revista de Filosofia Aurora. Tem 85 produções técnicas, 7 orientações de mestrado concluídas e 13 de IC. Atualmente faz 1 supervisão de pós-doutorado, 1 orientação de doutorado, 4 de mestrado e 2 de IC. Participou de 20 bancas de dissertação e 5 de doutorado. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, com publicações nas subáreas de Ética e Filosofia política e Filosofia Francesa Contemporânea, especialmente no pensamento de Michel Foucault. Atua principalmente nos seguintes temas: Ética, Política, Verdade, Subjetivação, Biopolítica, Governamentalidade, Resistência.

Referências

ARTEMIDORE. La Clef des songes. Onirocriticon. Trad. André Jean Festugière. Paris: Vrin, 1975.

DOVER, K. J. Greek Homossexuality. Cambridge: Mass, University Press, 1978.

FOUCAULT, M. Le Gouvernement des vivants. Cours au Collège de France (1979-1980). Edition établie sur la direction de François Ewald et Alessandro Fontana, par Michel Sennellart. Paris: EHESS/Gallimard/Seuil, 2012.

FOUCAULT, M. Subjectivité et vérité. Cours au Collège de France (1980 1981). Edition établie sur la direction de François Ewald et Alessandro Fontana, par Frédéric Gros. Paris: EHESS/Gallimard/Seuil, 2014.

FOUCAULT, M. L’origine de l’herméneutique de soi: conférences prononcées à Darmouth College, 1980. Edition établie par Henrique-Paul Fruchaud et Daniele Lorenzini. Paris: Vrin, 2013.

FOUCAULT, M. L’archéologie du savoir. Paris: Gallimard, 1969.

FOUCAULT, M. La volonté de savoir. Histoire de la sexualité, I. Paris: Gallimard, 1976.

FOUCAULT, M. Le retour de la morale. In: Dits et écrits, IV. Paris: Gallimard, 1994.

FOUCAULT. M. A propos de la généalogie de l’éthique: un aperçu du travail en cours. In: Dits et écrits, II. Paris: Quarto/Gallimard, 2001, p. 1428-1450.

FOUCAULT, M. L’usage des plaisirs. Histoire de la sexualité, II. Paris: Gallimard, 1984a.

FOUCAULT, M. Le souci de soi. Histoire de la sexualité, III. Paris: Gallimard, 1984b.

GROS, F. Situation du cours. In: FOUCAULT, M. Subjectivité et vérité. Cours au Collège de France (1980-1981). Edition établie sur la direction de François Ewald et Alessandro Fontana, par Frédéric Gros. Paris: EHESS/Gallimard/Seuil, 2014, p. 305-321.

VATIN, C. Recherches sur le mariage et la condition de la femme mariée à l’époque hellénistique. Paris: Ed. de Boccard, 1970.

VEYNE, P. La famille et l’amour sous le Haut-Empire romain. In: La société romaine. Paris, Seuil, 1991.

Downloads

Publicado

2015-11-18

Como Citar

Candiotto, C. (2015). A emergência do homem de desejo: sobre o curso Subjectivité et vérité, de Michel Foucault. Veritas (Porto Alegre), 60(2), 344–365. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2015.2.22032