O lugar do Émile na arquitetônica do pensamento de Rousseau: Problemas de vínculo entre educação e política

Autores

  • Claudio A. Dalbosco Universidade de Passo Fundo, Universidade de Kassel

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2016.1.16334

Palavras-chave:

Ser humano. Educação. Cultura. Estado. Formação da Vontade. Liberdade.

Resumo

O ensaio investiga o problema da unidade entre o Segundo Discurso, o Émile e Do Contrato Social, consideradas como obras filosóficas principais do pensamento de Jean-Jacques Rousseau. Reconstrói duas tradições interpretativas, uma favorável e outra contrária à unidade. A primeira, representada por Voughan, Guéroult e Kersting, procura mostrar a incompatibilidade entre o diagnóstico pessimista do Segundo Discurso e o ideal normativo atribuído ao Estado pelo Do Contrato Social. A segunda tradição interpretativa, que remonta a Immanuel Kant, postula a unidade focando no papel normativo que o Émile atribui à educação como forma de correção da maldade humana e da corrupção social e política. Ao assumir partido favorável a esta segunda interpretação, o ensaio destaca a centralidade que o Émile ocupa na arquitetônica do pensamento de Rousseau. Disso resulta importância da teoria educacional na elaboração do ideal republicano e democrático baseado na vida livre de iguais entre iguais.

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Biografia do Autor

Claudio A. Dalbosco, Universidade de Passo Fundo, Universidade de Kassel

FAED - PPGEDU - UPF/RS

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Publicado

2016-04-25

Como Citar

Dalbosco, C. A. (2016). O lugar do Émile na arquitetônica do pensamento de Rousseau: Problemas de vínculo entre educação e política. Veritas (Porto Alegre), 61(1), 7–25. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2016.1.16334

Edição

Seção

Ética Normativa, Metaética e Filosofia Política