O Projeto estético-filosófico em Adorno: articulações entre os conceitos de concreto, aproximação e construção

Autores

  • Mauricio João Farinon UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2012.3.11257

Palavras-chave:

Adorno. Pensamento filosófico. Concreto. Aproximação. Construção.

Resumo

A Teoria Crítica propõe, com Theodor Adorno, uma íntima relação entre filosofia e desenvolvimento de experiências formativas, constituindo um referencial teórico indispensável para o entendimento acerca do que é pensar filosoficamente em uma perspectiva denominada negativa. Nessa relação, a experiência e racionalidade estética demarcam uma nova forma de conceber a razão e seu momento na relação com a objetividade. Esse momento da razão não indica apropriação, mas remete para uma aproximação e, a partir dessa, a construção de sentido. A problemática que orienta este texto indaga sobre como os conceitos de concreto, aproximação e construção se articulam no desenvolvimento das chamadas experiências formativas. Defendemos a hipótese de que a partir da articulação desses conceitos a riqueza constitutiva da realidade passa a ser manifestada e apreendida, possibilitando, mediante a ampliação das experiências, a manifestação do novo e a construção de sentido. Essa constelação conceitual indica o desafio de considerar a objetividade para além do imediatamente dado; indica, também, o sentido que deve assumir a tensão dialética geradora da aproximação e, por último, um caminho que nos auxilia na tarefa de compreensão do pensamento crítico de Theodor Adorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio João Farinon, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Mestre em Filosofia e Doutor em Educação pela PUCRS. Professor na Universidade de Passo Fundo (UPF), na área de Ética e Conhecimento.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Farinon, M. J. (2012). O Projeto estético-filosófico em Adorno: articulações entre os conceitos de concreto, aproximação e construção. Veritas (Porto Alegre), 57(3), 8–31. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2012.3.11257

Edição

Seção

Dialética e Teoria Crítica