Literatura, música e sociedade

Repressão na Metamorfose de Kafka

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2526-8848.2020.2.36446

Palavras-chave:

Metamorfose, Música, Kafka, Literatura, Sociedade

Resumo

Além de realizar um resgate interdisciplinar sobre alguns aspectos relativos à música e à literatura, este artigo pretende trabalhar a presença e ausência da representação da música na obra A Metamorfose (1915) de Franz Kafka. Tendo em vista a sociedade como uma possível forma repressora de tratar a identidade, Gregor Samsa, o protagonista da novela, será analisado a partir da relação sobrevivência vs. música. A partir de contextualização histórica e literária e recortes envolvendo Filosofia e Psicologia, a música e a literatura são  trabalhadas, de forma interdisciplinar,  ao lado da ideia de arte como transformação. Estes conceitos ajudam a compreender a relação de Greta e Gregor, a ideia da metamorfose em Kafka e a perda da humanidade na sociedade moderna. Conclusivamente, a música é compreendida neste trabalho, tanto por sua função curadora como por sua raison d’etre, isto é, um  produto humano: simbólico, sócio-afetivo e imaginativo.

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Biografia do Autor

Alisson Preto Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Doutorando no programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Temathis (Dossiê temático)