Quero um caixãozinho: a morte de crianças em contos de Mia Couto e Guimarães Rosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2526-8848-2019.1.33120

Palavras-chave:

crianças, morte, experiências, reflexões.

Resumo

Este trabalho apresenta a análise comparada dos contos A menina de lá, de Guimarães Rosa e O rio das Quatro Luzes, de Mia Couto que giram em torno de uma mesma temática. Ambos mostram a morte sob a perspectiva de uma criança, apresentando facetas surpreendentemente interessantes para os leitores, por meio de construções miméticas que fazem fantasiar e refletir sobre as maneiras como lidamos com o fim. Assim, no trabalho que se segue buscaremos avaliar os elementos que permeiam a vida e o inesperado desejo de morte de um menino e de uma menina em dois contextos distintos. São narrativas que levam o leitor a ponderar de que forma a morte pode ser poética, ainda que acometendo crianças. Além disso, o leitor é impelido ao aprofundamento de suas próprias experiências relacionadas à temática e convidado a aprimorar sua compreensão do mundo infantil e da morte. Desta forma, nos contos dos dois autores temos a possibilidade de perceber a morte sob o olhar de duas crianças em diferentes contextos e perspectivas sociais. E a partir dessas construções traçar algumas reflexões a respeito da morte, sua representação e a maneira como é encarada pelas personagens infantis nas narrativas.

 

 

*** I want a little coffin: the death of children in Mia Couto and Guimarães Rosa short stories ***

This article shows the comparative analysis of the tales A menina de lá (The girl from there), by Guimarães Rosa and O rio das Quatro Luzes (The River of the Four Lights), by Mia Couto that revolve around the same theme. Both show death from the perspective of a child, presenting facets surprisingly interesting to readers, through mimetic constructions that make them fantasize and reflect about how we dead with the end. Thus, in this work, we will seek to evaluate the elements that permeate the life and the unexpected death wish of a boy and a girl in two different contexts. These are narratives that lead the reader to consider how death can be poetic, even though it affects children. In addition, the readers are encouraged to deepen their own experiences related to the theme and they are invited to enhance their understanding of the children’s world children and of death.


Keywords: children; death; experiences; thoughts.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aparecido Pereira, IFMT, Cárceres, Mato Grosso

Doutorando em Estudo Literários (UNEMAT), Mestre em Ensino IFMT/UNIC, possui graduação em Letras/Inglês pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR) e Normal Superior pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), especialização em Linguística e Literatura pela FARO - Faculdades de Ciências Humanas Exatas e Letras de Rondônia e também em Literatura, Artes, Metodologia do Ensino de Idiomas Espanhol e Inglês pela FASA - Faculdade Santo André. Atualmente é professor do IFMT - Instituto Federal Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo. Tem experiência na área de Letras

Epaminondas de Matos Magalhães, IFMT, Cárceres, Mato Grosso

Possui Doutorado em Letras- Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), Mestrado em Estudos de Linguagem, área de concentração Estudos Literários, pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e graduação em Letras- Língua Portuguesa, Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Maringá (2015-2017), pesquisando a produção infantil em Mato Grosso. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso- Campus Pontes e Lacerda, atua como professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Ensino (IFMT/UNIC) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL- UNEMAT/Tangará da Serra). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura moderna, poesia moderna em mato grosso, literatura regional e literatura infanto-juvenil.

Marinei Almeida, UNEMAT, Cárceres, Mato Grosso

Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2002) em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo - USP. Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-BH (1998). Graduação em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas) pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (1996). Realiza atualmente Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa/UL (2018/2019). É professora (desde 1997) na Universidade do Estado de Mato Grosso, atua nos seguintes temas: Literatura e sociedade, Literatura Comparada, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura e Memória, atua também nessa mesma universidade como Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado/Doutorado em Estudos da Linguagem - PPGEL, na linha Literatura e Vida Social nos Países de Língua Oficial Portuguesa. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na área dos Estudos Literários (Linha: Literatura e realidade social), professora visitante da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) ,pelo Departamento de Teoria e Práticas Pedagógicas e pelo NEAB- Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (2017/01); Assessora de Cultura da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (UNEMAT). Membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Mato Grosso - CEC/MT(Ato N. 4.411/2015) e do Conselho Municipal de Turismo de Cáceres-MT (COMTUR); Membro da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguistica - ANPOLL. Membro do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade - NEGRA. Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Cartografias e imagens de Mato Grosso: a presença do negro na produção literária dos séculos XX e XXI" (Fapemat/Unemat). Membro pesquisador da equipe nos projetos: "Literatura e Cultura nos países de língua portuguesa: a poética de Agostinho Neto, Chico Buarque, Mia Couto, Milton Hatoum e Pedro Casaldáliga" (CNPq), A condição provisória do presente: questões de literatura e política; Coordenadora do Projeto de Extensão Acervo Artístico da Unemat e do Programa Centro de Línguas da UNEMAT. É integrante do Centro de Pesquisa em Literaturas - CEPLIT, - UNEMAT; Coordenadora do Núcleo de Estudos Literários Clã do Jabuti (NEL/UNEMAT); Membro do RG-Dicke- Grupo de pesquisa em Literatura (UFMT- CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Literatura Comparada (UNEMAT- Cnpq).

Referências

ARIÈS, Philippe. O homem diante da morte. Rio de Janeiro: F. Alves, 1983.

ARISTÓTELES. Arte poética. São Paulo: Martin Claret, 2010.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males, Campinas, p. 81-90, 1999.

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992. Acesso em: 09 abr. 2019.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.

COUTINHO, Eduardo F. Grande Sertão: Veredas: travessias. São Paulo: É Realizações, 2013. (Biblioteca Textos Fundamentais).

COUTO, Mia. O rio das quatro luzes. In: COUTO, Mia. A menina sem palavra: histórias de Mia Couto. São Paulo: Boa Companhia, 2013.

https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1630

DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. Lisboa: Edições 70, 1994.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo:

Martins Fontes, 2014.

HELD, Jacqueline. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. São Paulo: Summus, 1980.

KOHAN, Walter O. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KOVÁCS, Maria Júlia. Morte e desenvolvimento humano. São Paulo: Casa

do Psicólogo, 1992.

LLOSA, Mario Vargas. La verdad de las mentiras. São Paulo: Alfaguara, 2016.

MACÊDO, Tânia; MAQUÊA, Vera. Literaturas de língua portuguesa: marcas e marcos: Moçambique. São Paulo: Arte & Ciência, 2008.

ROCHA, Maria Miquelina Barra. A magia das palavras. Caligrama, Belo Horizonte, v. 1, p. 99-110, out. 1988.

Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/146/97. Acesso em: 04 jan. 2019.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

ROSA, João Guimarães. A menina de lá. In: ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

https://doi.org/10.11606/d.8.2011.tde-21062012-164503

SIMÕES, Irene Gilberto. Guimarães Rosa: as paragens mágicas. São Paulo: Perspectiva, 1988.

SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. 35. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2005.

Downloads

Publicado

2019-06-19

Edição

Seção

Temathis (Dossiê temático)