O sampling como ação afrodiaspórica nas canções de Criolo e Emicida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2526-8848.2019.2.32259

Palavras-chave:

MPB, Criolo, Emicida, Rap, Bricolagem, Canção popular, Sampling.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar as articulações entre concepções da canção popular urbana e a obra musical dos rappers Criolo e Emicida. Para essa abordagem, discutiremos, partindo de amostras de letras de música, a bricolagem como processo que desenvolve uma forma diferenciada de canção, que, nos artistas, está ligada ao gênero musical que os consagrou: o rap. Traçando eixos comparativos entre a bricolagem e o sampling, método que está na base das canções de rap, buscamos compreender como essa dinâmica interfere nas interpretações sobre a canção popular brasileira. Atrelado esse processo de recorte e colagem, Criolo e Emicida se colocam no lugar de fala do afrobrasileiro, a partir de uma perspectiva afrodiaspórica, evidenciando, no âmbito da música brasileira, os efeitos de um projeto de modernização no país que trouxe o desenvolvimento às custas do aumento das desigualdades sociais, cujos choques tornam-se evidentes em suas obras.

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Biografia do Autor

Alexandre Carvalho Pitta, Universidade Federal da Bahia

Estudante de doutorado do programa de Literatura e Cultura do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Libera (Seção livre)