A criação, os museus, as relíquias: a arte para além dos objetos artísticos

Autores

Palavras-chave:

arte, ato da criação, museu de arte, objeto artístico, relíquia.

Resumo

Neste estudo, buscamos refletir sobre o lugar da arte em confronto com o lugar do objeto artístico a partir de uma formulação que percebe o objeto artístico como reminiscência, memória, testemunho e relíquia do momento de instauração da arte, do exato instante em que o sopro da criação se faz presente na instauração da arte. Neste sentido, o museu de arte aparece em nossa formulação como o lugar do objeto criado, da criatura, mas que não comporta a arte in natura, fenômeno de manifestação exclusiva no instante único ato da criação. Em nossa argumentação, recorremos a autores como Harold Rosenberg, Allan Kaprow, Ferreira Gullar, Andreas Huyssen, entre outros.

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The creation, museums, relics: art beyond art objects

Abstract: In this study, we reflect on the confrontation between the place of art and the place of the artistic object. For that, our formulation realizes the artistic object as reminiscence, memory, witness and relic of the exact moment time of establishment of the art, the precise moment that the creation breath is present in the establishment of art. In this sense, the art museum appears in our formulation as the place of the created object, the creature, but that does not involve art in natura, the unique manifestation of the phenomenon in the single moment of the act of creation. In our argument, we turn to authors such as Harold Rosenberg, Allan Kaprow, Ferreira Gullar, Andreas Huyssen, among others. 

Keywords: art; the act of creation; art museum; art object; the relic.

 

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Biografia do Autor

Luiz Sérgio de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Artista e Professor Titular de Artes / Poéticas Contemporâneas da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Artes Visuais (História e Teoria da Arte) pelo PPGAV - Escola de Belas Artes - UFRJ (2006) e Mestre em Arte da Universidade de Nova York (NYU), Estados Unidos (1991). É professor do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA-UFF). Seus interesses de pesquisa giram em torno das articulações entre arte, política e democracia.

Referências

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Publicado

2017-04-11

Edição

Seção

Libera (Seção livre)