How I Met the Master

Autores

  • Robert Anthony Siegel University of North Carolina Wilmington

Palavras-chave:

Haiku, Japan, Poetry.

Resumo

Recreating a Japanese atmosphere, between the chaotic urban world and the lyricism of Eastern philosophy, Robert Siegel narrates a existentialist search for lightness: “the lightness that Basho compared to looking through a shallow river to the sandy bottom underneath, as if the perfect haiku were translucent and empty, a ray of light in a glass bowl”. Therefore, this text tells the experience of Kimura Akiko – a young woman going from Japan’s countryside to Tokyo – in search of the Master and his haiku school, symbolizing the writer’s education and the confrontation of her own fears and traumas from the past, and the outcome is an almost daydream experience in which words must be perfumed by themselves and poetic images, emerging one after another, created by a sensibility beyond common sense and everyday look, must flow into a natural compass, as if some king of breath.

 

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Como eu encontrei o Mestre

 

Recriando uma atmosfera japonesa, entre o mundo urbano caótico e o lirismo da filosofia oriental, Robert Siegel narra uma busca existencial pela leveza, leveza que Basho comparou com o olhar para o leito arenoso através das águas de um rio raso, como se o haiku perfeito fosse translúcido e vazio, um raio de luz em uma tigela de vidro. Neste sentido, o texto conta a experiência de Kimura Akiko – jovem indo do interior do Japão para a capital Tóquio – à procura do Mestre e sua escola de haiku, simbolizando a formação do escritor e o confronto com seus próprios medos e traumas do passado, e o resultado é uma experiência quase onírica na qual as palavras devem ser perfumadas por si mesmas e as imagens poéticas, surgindo uma após a outra, criadas por uma sensibilidade que ultrapassa o senso comum e o olhar cotidiano, devem fluir em um compasso natural, como uma espécie de respiração.

 

Palavras-chave: Haiku, Japão, Poesia.

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Publicado

2016-04-04

Edição

Seção

Temathis (Dossiê temático)