Efeito de fatores neurotróficos sobre o reparo de nervo periférico

Autores

  • Alessandra Deise Sebben PUCRS
  • Fernanda Cocolichio PUCRS
  • Ana Paula Schmitt PUCRS
  • Mariana Dias Curra PUCRS
  • Paloma Viegas FEEVALE/PUCRS
  • Guilherme Leví Tres PUCRS
  • Jefferson Luís Braga Silva PUCRS

Palavras-chave:

BIOMATERIAIS, REGENERAÇÃO NERVOSA, FATORES DE CRESCIMENTO.

Resumo

Objetivos: esta revisão teve como objetivo analisar e discutir estudos sobre os principais fatores de crescimento testados in vitro e in vivo na regeneração de nervos periféricos. Fonte de dados: os artigos foram selecionados nas bases de dados LILACS, Medline e SciELO, utilizando os seguintes descritores: regeneração nervosa, fatores de crescimento, fator de crescimento neural, fator neurotrófico derivado do cérebro, neurotrofina 3, neurotrofina 4/5, fator neurotrófico ciliar, fator neurotrófico derivado de linhagem de célula glial, fator de crescimento do endotélio vascular, fator de crescimento similar à insulina, sistema nervoso periférico, lesões, neurônios sensoriais, neurônios motores, enxerto autólogo e ratos. Síntese dos dados: diversos fatores tróficos, também conhecidos como fatores de crescimento, são utilizados e testados in vitro e in vivo na regeneração de nervos periféricos. Essas proteínas atuam diretamente na proliferação e diferenciação de diferentes tipos celulares, sendo capazes de promover reparo tecidual e recuperação funcional. Geralmente o modelo ideal para a aplicação dessas substâncias é um sistema de entrega contínua através de condutos biodegradáveis. Conclusões: é possível concluir que a combinação de dois ou mais fatores de crescimento provavelmente exerça um efeito sinérgico na regeneração do nervo, principalmente quando associada a biomateriais absorvíveis com liberação controlada. Apesar do conhecimento obtido sobre essas proteínas apontar para um melhora da regeneração nervosa, ainda são necessários mais estudos experimentais antes de transpô-los para a aplicação clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Deise Sebben, PUCRS

Bióloga, MSc em Ciências da Saúde. Bolsista de doutorado do PPG em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS. Laboratório de Habilidades Médicas e Pesquisa Cirúrgica da PUCRS.

Fernanda Cocolichio, PUCRS

Graduanda em Medicina da PUCRS, bolsista de iniciação científica. Laboratório de Habilidades Médicas e Pesquisa Cirúrgica da PUCRS.

Ana Paula Schmitt, PUCRS

Graduanda emMedicina da PUCRS. Laboratório de Habilidades Médicas e Pesquisa Cirúrgica da PUCRS.

Mariana Dias Curra, PUCRS

Graduanda em Medicina da PUCRS, bolsista de apoio técnico do Laboratório de Habilidades Médicas e Pesquisa Cirúrgica da PUCRS.

Paloma Viegas, FEEVALE/PUCRS

Graduanda emBiomedicina da FEEVALE. Bolsista de Iniciação científica do Laboratório de Habilidades Médicas e Pesquisa Cirúrgica.

Guilherme Leví Tres, PUCRS

Graduando em Medicina da PUCRS.

Jefferson Luís Braga Silva, PUCRS

Livre-Docente, UNIFESP. Professor do Departamento de Cirurgia, FAMED, PUCRS. Chefe do Serviço Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva do Hospital São Lucas, PUCRS. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão. Ex- Presidente da Sociedade Brasileira de Microcirurgia Reconstrutiva.

Publicado

2011-07-01

Como Citar

Sebben, A. D., Cocolichio, F., Schmitt, A. P., Curra, M. D., Viegas, P., Tres, G. L., & Braga Silva, J. L. (2011). Efeito de fatores neurotróficos sobre o reparo de nervo periférico. Scientia Medica, 21(2), 81–89. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/8946

Edição

Seção

Artigos de Revisão