Toxoplasmose, interdisciplinaridade e geografia

Autores

  • Eleonor G. Lago PUCRS
  • Paulo Márcio C. Pitrez PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2010.1.6949

Palavras-chave:

TOXOPLASMOSE, PESQUISA BÁSICA, PESQUISA APLICADA, COMUNICAÇÃO INTERDISCIPLINAR, REGIONALIZAÇÃO.

Resumo

Este número especial da Scientia Medica, revista que vem se destacando em interdisciplinaridade, reune artigos originais de diversas áreas do conhecimento e de diferentes procedências geográficas, tendo em comum a abordagem da toxoplasmose. Alguns deles referem-se a temas básicos ou clínicos de cunho universal, enquanto outros apresentam caráter bem regional. Estes últimos, de grande importância para as respectivas comunidades, também trazem informações valiosas para pesquisadores e profissionais de outras regiões. Adicionalmente, os artigos de revisão deste número, escritos por especialistas, serão úteis para a atualização de profissionais e estudantes de diversas áreas das ciências biológicas e da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eleonor G. Lago, PUCRS

eonor Gastal Lago obteve graduação em Medicina (1972) e realizou residência médica em Pediatria (1974) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Concluiu mestrado (2000) e doutorado (2006) em Pediatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Tem especialização e experiência em Pediatria, com ênfase em Neonatologia. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Medicina da PUC-RS, atua no Alojamento Conjunto do Hospital São Lucas da PUC-RS e coordena o Ambulatório de Infecções Congênitas na mesma instituição. Participa do Brasil-Europe Multicentre Study on Congenital Toxoplasmosis. É editora do periódico científico "Scientia Medica" e revisora "ad hoc" dos periódicos "American Journal of Obstetrics and Gynecology" e "The Pediatric Infectious Diseases Journal". Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: Infecções congênitas, Toxoplasmose congênita, Congenital toxoplasmosis, Sífilis congênita, Congenital syphilis e Recém-nascido.

Publicado

2010-05-25

Como Citar

Lago, E. G., & Pitrez, P. M. C. (2010). Toxoplasmose, interdisciplinaridade e geografia. Scientia Medica, 20(1), 3–4. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2010.1.6949