O uso de suinos como modelo experimental de fisioterapia respiratória em recém-nascidos

Autores

  • Talitha Comaru UFSM
  • Renato Machado Fiori PUCRS
  • Humberto Holmer Fiori PUCRS

Palavras-chave:

MODELOS ANIMAIS, VENTILAÇÃO MECÂNICA, TERAPIA RESPIRATÓRIA, RECÉM-NASCIDO.

Resumo

OBJETIVOS: o objetivo do presente estudo foi investigar a viabilidade do uso de suinos como modelo experimental de fisioterapia respiratória em recém-nascidos. MÉTODOS: foram estudados cinco suinos recém-nascidos (1-2 dias de idade). Os animais receberam anestesia e analgesia e foram ventilados com pressão positiva, com oxigênio a 100%. Todos os animais receberam o protocolo de fisioterapia respiratória de vibração manual. RESULTADOS: todos os cinco animais apresentaram estabilidade dos parâmetros fisiológicos durante a fase de preparação e aplicação do protocolo de fisioterapia. CONCLUSÕES: concluímos que os suinos representam um modelo viável para estudos de fisioterapia respiratória em recém-nascidos em ventilação mecânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talitha Comaru, UFSM

Physiotherapist. Professor of Pediatrics at the Federal University of Santa Maria - UFSM. PhD student in Pediatrics and Child Health at the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Brazil.

Renato Machado Fiori, PUCRS

Médico, doutor em Ciêncis Médicas pela Universidade Federal do io Grande do Sul, professor e chefa do serviço de neonatologia da Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul.

Humberto Holmer Fiori, PUCRS

Médico, doutor em Pediatria e Saude da Criança pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professor da Pontificia Universidade Católica do Rio Grandedo Sul.

Publicado

2011-01-24

Como Citar

Comaru, T., Fiori, R. M., & Fiori, H. H. (2011). O uso de suinos como modelo experimental de fisioterapia respiratória em recém-nascidos. Scientia Medica, 21(1), 14–15. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/6851

Edição

Seção

Comunicações Breves

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)