Ultrassonografia pulmonar na insuficiência cardíaca agudamente descompensada

Autores

  • Ângela Faistauer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ana Carenina Gueller Schaidhauer Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul
  • Rafael Nicolaidis Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre
  • Luiz Cláudio Danzmann Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul

Palavras-chave:

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA/diagnóstico, EDEMA PULMONAR/ultrassonografia, PULMÃO/ultrassonografia, DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL, MEDICINA DE EMERGÊNCIA.

Resumo

OBJETIVOS: revisar dados da literatura relacionados ao uso da ultrassonografia pulmonar como método diagnóstico na insuficiência cardíaca agudamente descompensada. FONTE DE DADOS: artigos pesquisados na base de dados PubMed e edições recentes de livros. SÍNTESE DOS DADOS: a insuficiência cardíaca descompensada consiste em uma síndrome altamente prevalente nos serviços de emergência. Frequentemente, o diagnóstico diferencial com outras síndromes associadas à insuficiência respiratória aguda representa uma tarefa complexa para o médico da sala de emergência, visto que a análise clínica e a radiografia de tórax não apresentam suficiente especificidade. A ultrassonografia pulmonar vem sendo estudada como uma nova técnica para o diagnóstico de insuficiência cardíaca aguda. CONCLUSÕES: a ultrassonografia pulmonar possui boa sensibilidade e especificidade para edema pulmonar intersticial, além de ter baixo custo e ser de fácil aprendizado. Portanto, apresenta boa aplicabilidade para direcionamento diagnóstico, tanto para confirmação de edema intersticial, quanto para exclusão de outras morbidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2010-04-28

Como Citar

Faistauer, Ângela, Schaidhauer, A. C. G., Nicolaidis, R., & Danzmann, L. C. (2010). Ultrassonografia pulmonar na insuficiência cardíaca agudamente descompensada. Scientia Medica, 20(2), 194–199. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/5921

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)