<i>Toxoplasma gondii</i> em suínos com ênfase na contribuição brasileira

Autores

  • Aristeu Vieira da Silva Universidade Paranaense
  • Rodrigo Costa da Silva Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, Campus Botucatu
  • Thiago de Oliveira Zamprogna Universidade Paranaense
  • Thays Mizuki Lucas Universidade Paranaense

Palavras-chave:

Toxoplasma, suíno, epidemiologia, diagnóstico, patologia

Resumo

OBJETIVOS: revisar a literatura nacional referente aos principais dados de estudos de toxoplasmose sobre a epidemiologia, patologia e imunologia, frequência de anticorpos e isolamento do parasito em suínos, e as literaturas nacional e internacional sobre avaliação molecular de cepas isoladas de suínos. FONTE DE DADOS: foram pesquisadas as bases de dados Scielo, Scopus, Science Direct e Google Scholar. SÍNTESE DOS DADOS: a toxoplasmose em suínos apresenta alta prevalência sorológica e de identificação do parasito, por isolamento ou detecção de DNA, em grande parte do território nacional, causando problemas neurológicos, reprodutivos e econômicos e aumentando o risco de transmissão para a população humana. As principais fontes de infecção para os suínos ainda são os gatos errantes, responsáveis pela disseminação e adaptação do parasito a novos hospedeiros e condições de sobrevivência alternativas. A biologia molecular trouxe grande contribuição, não somente para a detecção em amostras de animais mortos, mas, principalmente, na elucidação do comportamento evolutivo do parasito na espécie suína. CONCLUSÕES: a toxoplasmose em suínos é um problema real tanto na criação como produção de alimentos, o que resulta em grave problema econômico e de saúde pública. Apresenta prevalência variável em suínos no mundo e alta variabilidade genotípica, principalmente na América do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aristeu Vieira da Silva, Universidade Paranaense

Doutor em Doenças Tropicais pela Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu, e médico-veterinário com especialização em Zoonoses e Saúde Pública, atualmente é coordenador do Mestrado em Ciência Animal da Universidade Paranaense, UNIPAR, em Umuarama, PR

Rodrigo Costa da Silva, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, Campus Botucatu

Mestre em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP/Botucatu, e médico-veterinário com especialização em Zoonoses e Saúde Pública, atualmente é doutorando na FMVZ/UNESP/Botucatu.

Thiago de Oliveira Zamprogna, Universidade Paranaense

Acadêmico do curso de Graduação em Medicina Veterinária, é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Paranaense - UNIPAR.

Thays Mizuki Lucas, Universidade Paranaense

Acadêmica do curso de Graduação em Medicina Veterinária, é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Paranaense - UNIPAR.

Publicado

2010-02-22

Como Citar

da Silva, A. V., da Silva, R. C., Zamprogna, T. de O., & Lucas, T. M. (2010). <i>Toxoplasma gondii</i> em suínos com ênfase na contribuição brasileira. Scientia Medica, 20(1), 120–130. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/5884