Fase aguda da infecção por <i>Toxoplasma gondii</i>: avaliação do parasitismo sanguíneo e resposta humoral em camundongos isogênicos AS/n

Autores

  • Thaís Alves da Costa-Silva Instituto Adolfo Lutz
  • Vera Lucia Pereira-Chioccola Instituto Adolfo Lutz

Palavras-chave:

<i>Toxoplasma gondii</i>, infecção experimental, parasitismo sanguíneo, anticorpos IgM e IgG

Resumo

OBJETIVOS: analisar experimentalmente a evolução da resposta imune humoral nas fases aguda e crônica recente da infecção por Toxoplasma gondii e sua correlação com o parasitismo sanguíneo. MÉTODOS: foram analisados, por 60 dias, 10 camundongos fêmeas da linhagem AS/n infectados, por via oral, com 10 cistos por animal da cepa ME-49 de Toxoplasma gondii. As coletas de sangue foram feitas a cada 3-4 dias. O parasitismo sanguíneo foi avaliado pela reação em cadeia da polimerase e os títulos de anticorpos por enzimaimunoensaio e imunofluorescência indireta. RESULTADOS: a reação em cadeia da polimerase foi positiva em amostras com intervalos de aproximadamente 7 dias até o 28º dia, e a seguir, negativas até o 60º dia. Os soros avaliados pela imunofluorescência indireta apresentaram anticorpos IgM após o 7º dia, com pico entre o 18º e 27º dia. Após o primeiro mês os títulos foram baixos até o 60º dia. Anticorpos IgG surgiram no 14º dia e persistiram em altos títulos até o 60º dia. A cinética dos anticorpos IgG, bem como a avidez destes, demonstrou que os níveis de anticorpos aumentaram a partir do 14º dia e as porcentagens de avidez evoluíram com pico máximo após 28 dias, estabelecendo-se então a fase crônica da infecção. CONCLUSÕES: os dados aqui demonstrados enfatizam que taquizoítos podem estar presentes na circulação sanguínea durante toda a fase aguda da toxoplasmose, mesmo que já se tenha instalado a resposta imune protetora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Alves da Costa-Silva, Instituto Adolfo Lutz

Mestre em Ciências. Laboratório de Biologia Molecular de Parasitas do Serviço de Parasitologia, Instituto Adolfo Lutz, São Paulo, SP.

Vera Lucia Pereira-Chioccola, Instituto Adolfo Lutz

Doutora em Ciências. Laboratório de Biologia Molecular de Parasitas do Serviço de Parasitologia, Instituto Adolfo Lutz, São Paulo, SP.

Publicado

2010-02-22

Como Citar

Costa-Silva, T. A. da, & Pereira-Chioccola, V. L. (2010). Fase aguda da infecção por <i>Toxoplasma gondii</i>: avaliação do parasitismo sanguíneo e resposta humoral em camundongos isogênicos AS/n. Scientia Medica, 20(1), 88–92. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/5878

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)