Prevalência de artralgia em indivíduos obesos no pré e pós-operatório tardio de cirurgia bariátrica

Autores

  • Franciella Soccol Universidade de Passo Fundo
  • Suayla Peruzzo Universidade de Passo Fundo
  • Daiana Moreira Mortari Universidade de Passo Fundo
  • Gabriela Scortegagna Universidade de Passo Fundo
  • Graciele Sbruzzi
  • Paula Costa Santos Universidade de Passo Fundo
  • Carla Franco Rockenbach
  • Camila Pereira Leguisamo Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

OBESIDADE, ARTRALGIA, CIRURGIA BARIÁTRICA, TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS

Resumo

Objetivos: analisar a prevalência de artralgia no pré e no pós-operatório tardio de cirurgia bariátrica, comparar o índice de massa corporal (IMC) dos indivíduos obesos nos períodos pré e pós-operatório, verificar a associação entre teste de caminhada de seis minutos e artralgia e avaliar a correlação entre teste de caminhada de seis minutos e IMC. Métodos: estudo de coorte retrospectivo, composto por 43 indivíduos obesos que realizaram avaliação no período pré e pós-operatório tardio de cirurgia bariátrica. Os dados foram expressos como média e desvio padrão, e descritos através de gráfico e tabela de frequência com proporções. As análises estatísticas foram realizadas pelos testes t de Student. A correlação entre IMC e distância percorrida foi analisada por regressão linear e coeficiente de Pearson. Resultados: artralgia foi referida por 83,7% dos pacientes no pré-operatório e por 37,2% pacientes no pós-operatório de seis meses. A diferença entre o IMC pré e pós-operatório mostrou-se significativa(p<0,001). Quando comparada a distância percorrida e o IMC tanto no pré quanto no pós-operatório, obtevese diferença significativa. No período pós-operatório houve um aumento da distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos, estando esta associada à redução do IMC, mas não houve associação entre distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos e presença de artralgia. Conclusões: os pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica apresentaram uma alta prevalência de artralgia no período pré-operatório, havendo diminuição da mesma no período pós-operatório, bem como redução do índice de massa corporal. A ausência de associação entre distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos e presença de artralgia no pós-operatório sugere que a artralgia não foi o principal fator limitante para a caminhada nos indivíduos obesos após cirurgia bariátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciella Soccol, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Passo Fundo.

Suayla Peruzzo, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Passo Fundo.

Daiana Moreira Mortari, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Passo Fundo. Pós-graduanda em Terapia Manual pela Escola de Terapia Manual e Postural Londrina/PR.

Gabriela Scortegagna, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta Graduada pela Universidade de Passo Fundo

Graciele Sbruzzi

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Passo Fundo

Paula Costa Santos, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Passo Fundo.

Carla Franco Rockenbach

Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Professora no Curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo/RS;

Camila Pereira Leguisamo, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta. Mestre em Cardiologia, pelo Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia de Porto Alegre/RS. Professora no Curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo /RS.

Publicado

2009-05-04

Como Citar

Soccol, F., Peruzzo, S., Mortari, D. M., Scortegagna, G., Sbruzzi, G., Santos, P. C., Rockenbach, C. F., & Leguisamo, C. P. (2009). Prevalência de artralgia em indivíduos obesos no pré e pós-operatório tardio de cirurgia bariátrica. Scientia Medica, 19(2), 69–74. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/4713

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)