Produção científica dos reitores de medicina das principais universidades por continente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2023.1.44518

Palavras-chave:

escolas médicas, artigos de jornal, bancos de dados de citações, universidades, medicina, procurar, reitor

Resumo

Introdução: promover a pesquisa científi ca é uma das principais funções das universidades. As escolas médicas não devem ser uma exceção. Os reitores também devem ter uma experiência de pesquisa adequada que lhes permita ter uma perspectiva diferente sobre a importância da pesquisa na graduação em medicina.
Objetivo: determinar a produção científi ca dos reitores de medicina das principais universidades por continente.
Métodos: estudo observacional, analítico e transversal. Identifi camos a produção científica dos pró-reitores de medicina das 20 universidades com melhor posição da América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, Ásia, África e Oceania, segundo o Ranking Webometrics 2022, na base Scopus.
Resultados: foram avaliados 140 diretores ou reitores de medicina, dos quais 136 (97.1%) publicaram artigo pelo menos uma vez na vida, 128 (91.4%) nos últimos cinco anos, 103 (73.5%) no ano anterior, e 93 (66.4%) no ano corrente. O número total de artigos publicados foi de 24.5 (Me=98), recebendo um total de 1,251,766 citações (intervalo de 0 a 101.868), índice H = 24 (intervalo de 0 a 140) e em colaboração com 154,711 coautores.
Conclusões: a produção científica dos reitores de medicina das principais universidades por continente foi alta, com diferenças notáveis entre aqueles que vieram de universidades da Ásia, América do Norte e Europa em comparação com Oceania, África, América do Sul e América Central.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Renzo Aquino Canchari, Peruvian University of the Andes (UPLA); Faculty of Human Medicine, Huancayo, Junin, Peru.

Mestre em Estomatologia pela Universidade Cayetano Heredia (UPCH), em Lima, Peru. Especialista em Estomatologia em Saúde Pública pela Universidade Cayetano Heredia, em Lima, Peru. Especialista em Estatística Aplicada pelo Instituto Nacional de Estatística e Informática (INEI-Peru). Médico Cirurgião pela Universidade Peruana dos Andes (UPLA), em Huancayo, Peru. Dentista pela Universidade Inca Garcilaso de la Vega (UIGV), em Lima, Peru.

Crissia Janedyth Arancel Rodriguez , Universidade Continental (UCCI); Faculdade de Medicina Humana, Huancayo, Junin, Peru.

Estudante da Faculdade de Medicina Humana da Universidade Continental (UCCI), em Huancayo, Junin, Peru.

Salvador F. Tejada , Universidade Católica de Santa Maria (UCSM); Faculdade de Medicina Humana, Arequipa, Arequipa, Peru.

Estudante da Faculdade de Medicina Humana da Universidade Católica de Santa María (UCSM), Centro de Investigação e Estudos Médicos (CIEM), em Arequipa, Arequipa, Peru.

Referências

Nass SJ, Levit LA, Gostin LO. Beyond the HIPAA privacy rule: enhancing privacy, improving health through research. Washington, D.C.: National Academies Press; 2009.

Beckmann JS, Lew D. Reconciling evidence-based medicine and precision medicine in the era of big data: challenges and opportunities. Genome Med. 2016; 8(1):134. https://doi.org/10.1186/s13073-016-0388-7

Plianbangchang, S. Public health and research: an overview. J. Health Res. 2021;35(4):374-8. https://doi.org/10.1108/JHR-03-2020-0074

Kumar V. The role of university research centers in promoting research. J of the Acad Mark Sci. 2017;45(4):453-8. https://doi.org/10.1007/s11747-016-0496-3

Dawadi P, Khadka S. Research and medical students: some notable contributions made in history. J Nepal Med Assoc. 2020;59(233): 94-7. https://doi.org/10.31729/jnma.5078

Stremmel AJ. The value of teacher research: nurturing professional and personal growth through inquiry. Young Children. 2007;2(3):1-9.

Schieffler DA, Farrell PM, Kahn MJ, Culbertson RA. The evolution of the medical school deanship: from patriarch to CEO to system dean. TPJ. 2017;21(1):16-69. https://doi.org/10.7812/TPP/16-069

Vernon MM, Balas EA, Momani S. Are university rankings useful to improve research? A systematic review. Bornmann L, editor. PLoS ONE. 2018;13(3):e0193762. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0193762

Cybermetrics L. [Internet]. Ranking web of universities. 2022 [cited 2023 Feb 10]. Available from: https://www.webometrics.info

Quilindo C, Calvache JA, Delgado-Noguera M. Scientific and academic production and visibility of the Faculty of Health Sciences of Universidad del Cauca. Rev Fac. Med. 2018;66(4):557-63.

Urquia-Osorio H, Henríquez-Marquez KI, VásquezBonilla WO, Estrada-Mendoza AJ, Rodríguez-Morales AJ. Scientific production deans of medicine and health of central american universities. Salud Publica Mex. 2014;56(3):243-4.

Bertran K, Cortey M, Díaz I. The use of the H-index to assess research priorities in poultry diseases. Poultry Science. 2020;99(12):6503-12. https://doi.org/10.1016/j.psj.2020.09.017

Sulo T, Kendagor R, Kosgei DK, Tuitoek DK, Chelangat S. Factors affecting research productivity in public universities of Kenya: the case of Moi University, Eldoret. J Emerg Trends Econom Manag Sci.. 2012;3:475-84. https://hdl.handle.net/10520/EJC127672

Ortiz-Martínez Y, Echavarría-Cadena CA. Scientific output of medical schools’ deans in Argentina. Gac Sanit. 2017;31(2):167. https://dx.doi.org/10.1016/j.gaceta.2016.10.006

Valenzuela-Rodríguez G, Herrera-Añazco P, Hernández A. Scientific production of the deans of medical schools in Peru. Salud Pública Mex. 2015;57(5):364-5.

Culquichicón-Sánchez CG, Gil-Restrepo AF, Rodriguez-Morales AJ. Low scientific production of deans in colombian medical and health schools: ¿a common reality in Latin America? Salud Publica Mex. 2016;402-3. http://dx.doi.org/10.21149/spm.v58i4.7809

Temmerman N. Deans must put faculty issues first, not their research [Internet]. University World News. 2017 [cited 2023 Feb 10]. Available from: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20170131135425613

Boroush M. Research and development: U.S. Trends and international comparisons [Internet]. Science & Engineering Indicators. 2020 [cited 2023 Feb 10]. Available from: https://ncses.nsf.gov/pubs/nsb20203

National Institute of Science and Technology Policy, Tokyo. Digest of japanese science and technology indicators 2021 [Internet]. NISTEP. 2021 [cited 2023 Feb 10]. Available from: https://www.nistep.go.jp/wp/wp-content/uploads/NISTEP-RM311-SummaryE.pdf

Altbatch PG. Why latin america needs worldclass universities [Internet]. University World News. 2021 [cited 2023 Feb 10]. Available from: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20210301134018781

Goodall AH. Should top universities be led by top researchers, and are they? A citation analysis. J Doc. 2006;62(3):388-411. https://doi.org/10.1108/00220410610666529

Tahsildar N. Dean leadership efficacy and the faculty teaching and research efficacy: a case study at Herat University, Afghanistan. Int. J. Leadersh. Educ. 2021;1–18. https://doi.org/10.1080/13603124.2021.1926546

Smethers JD. The role of the academic dean in higher education in the United States [Internet]. Tennessee Research and Creative Exchange. 2020 [cited 2023 Feb 10]. Available from: https://trace.tennessee.edu/utk_graddiss/5798

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

Aquino Canchari, C. R., Arancel Rodriguez , C. J., & Tejada , S. F. (2023). Produção científica dos reitores de medicina das principais universidades por continente. Scientia Medica, 33(1), e44518. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2023.1.44518