Defeitos de fechamento de parede abdominal: estudo de casos atendidos no Ambulatório de Medicina Fetal do Hospital São Lucas da PUCRS

Autores

  • Caio Coelho Marques PUCRS
  • Carla Milan
  • Pedro Luis Zanella
  • Gustavo Steibel
  • Marcela Godoy Dias PUCRS
  • Paula Vasconcellos Golin

Palavras-chave:

PAREDE ABDOMINAL/anormalidades, DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL, ANORMALIDADES CONGÊNITAS, GASTROSQUISE, HÉRNIA UMBILICAL, ESTUDOS DE CASOS.

Resumo

Objetivos: estudar casos de conceptos com malformações de parede abdominal de gestantes acompanhadas no Ambulatório de Medicina Fetal do Hospital São Lucas da PUCRS. Métodos: estudo longitudinal retrospectivo através da revisão de prontuários e protocolos preenchidos durante o seguimento das pacientes. Foram incluídas todas as gestantes de conceptos com malformações de parede abdominal que receberam assistência pré-natal e tiveram seus filhos na instituição, de 1995 a 2006. O prognóstico, a via de parto e correção cirúrgica após o nascimento eram abordados em todas as consultas por uma equipe multidisciplinar, constituída por obstetras, psicólogos, pediatras, geneticistas e, em alguns casos, cirurgiões pediátricos. Resultados: no período do estudo, foram atendidos no Ambulatório de Medicina Fetal 551 casos de malformações fetais, sendo que 35 fetos apresentaram defeitos no fechamento da parede abdominal. A malformação mais comum foi a gastrosquise, que ocorreu em 60% dos casos. A idade materna média foi de 23 anos. As pacientes, em sua maioria (51,4%), eram primigestas. A via de parto foi cesárea em 82,9%, sendo que em seis casos ocorreu óbito intra-uterino. Os recém-nascidos pesaram, em média, 2120g, sendo a média de idade gestacional ao nascimento de 35 semanas e o escore médio (mínimo-máximo) de Apgar no 1º e 5º minutos dos nascidos vivos, de 6 (1-9) e 8 (2-10), respectivamente. Dezessete recém-nascidos foram submetidos à correção cirúrgica pela equipe da cirurgia pediátrica. Conclusões: a importância do diagnóstico dessas malformações fetais reside no planejamento da via de parto, diagnóstico precoce de complicações intrauterinas e referência da gestante para um serviço terciário, no qual a assistência multidisciplinar possa ser realizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Coelho Marques, PUCRS

Professor do Departamento de Saúde da Mulher e Materno-Infantil da Faculdade de Medicina da PUCRS. Serviço de Medicina Fetal do Hospital São Lucas da PUCRS.

Carla Milan

Médica Mestre Serviço de Obstetrícia do Hospital São Lucas da PUCRS. Coordenadora do Ambulatório de Medicina Fetal

Pedro Luis Zanella

Médico Mestre do Serviço de Obstetrícia do Hospital São Lucas da PUCRS, Ambulatório de Medicina Fetal

Gustavo Steibel

Médico Mestre do Serviço de Obstetrícia do Hospital São Lucas da PUCRS, Ambulatório de Medicina Fetal

Marcela Godoy Dias, PUCRS

Médica Residente de terceiro ano do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital São Lucas PUCRS

Paula Vasconcellos Golin

Médica Residente de terceiro ano do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital São Lucas PUCRS

Publicado

2009-12-28

Como Citar

Marques, C. C., Milan, C., Luis Zanella, P., Steibel, G., Dias, M. G., & Golin, P. V. (2009). Defeitos de fechamento de parede abdominal: estudo de casos atendidos no Ambulatório de Medicina Fetal do Hospital São Lucas da PUCRS. Scientia Medica, 19(4), 176–181. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/4338

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)