Simulação realística como estratégia de ensino na graduação médica

Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2022.1.42717

Palavras-chave:

treinamento por simulação, simulação de paciente, estudantes de medicina, educação de graduação em medicina

Resumo

Objetivo: avaliar a eficácia da simulação realística (SR) na graduação em medicina com base no conhecimento adquirido e na melhoria do desempenho clínico e analisar a percepção dos estudantes quanto à aplicabilidade do método como ferramenta de ensino. 
Métodos: foi realizada uma revisão sistemática de artigos científicos nas bases de dados PubMed, Lilacs e SciELO, em inglês e português, publicados no período de 2015 a 2020, utilizando a seguinte estratégia de busca: (simulation training OR simulation patient) AND (students medical AND education, medical, undergraduate). 
Resultados: dos 261 artigos identificados, apenas sete atenderam aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, 57,2% deles com baixo ou moderado nível de evidência. Todos demonstraram que a SR promove modificações positivas no processo de construção acadêmica dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a formação médica. Além disso, houve majoritária percepção positiva dos estudantes quanto à utilização da SR como método de ensino durante a formação médica. 
Conclusão: houve evidências de eficácia da SR na aprendizagem e favorável percepção dos estudantes de medicina quanto à sua utilização. Todavia, os desafios relativos à sua implantação e execução, bem como o restrito número de artigos de alto rigor metodológico, limitam a inferência inequívoca de sua eficácia na educação médica.

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Biografia do Autor

Paula Dourado Sousa, Centro Universitário UNIFTC, Faculdade de Medicina, Salvador, BA, Brasil.

Estudante de graduação em Medicina do Centro Universitário FTC (UniFTC), em Salvador, BA, Brasil.

Tiago Ramos Gazineu, Centro Universitário UNIFTC, Faculdade de Medicina, Salvador, BA, Brasil.

Estudante de graduação em Medicina do Centro Universitário FTC (UniFTC), em Salvador, BA, Brasil.

Ricardo Luiz Luzardo Filho, Centro Universitário UNIFTC, Faculdade de Medicina, Salvador, BA, Brasil.

Doutor em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professor do Curso de Medicina do Centro Universitário FTC (UniFTC), em Salvador, BA, Brasil.

Katia de Miranda Avena, Centro Universitário UNIFTC, Faculdade de Medicina, Salvador, BA, Brasil.

Doutora em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), em Salvador, BA, Brasil. Professora do Curso de Medicina do Centro Universitário FTC (UniFTC), em Salvador, BA, Brasil. Professora do Curso de Medicina do Centro Universitário Dom Pedro II (UNIDOMPEDRO), em Salvador, BA, Brasil.

Luiz Fernando Quintanilha, Centro Universitário UNIFTC, Faculdade de Medicina, Salvador, BA, Brasil.

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; pós-doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Yamaguchi em Ube City, Yamaguchi Ken, Japão. Professor do Curso de Medicina do Centro Universitário FTC (UniFTC) em Salvador, BA, Brasil; Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano e Regional da Universidade Salvador (UNIFACS), em Salvador, BA, Brasil e postdoctoral researcher em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Sousa, P. D., Gazineu, T. R., Filho, R. L. L., Avena, K. de M., & Quintanilha, L. F. (2022). Simulação realística como estratégia de ensino na graduação médica: Uma revisão sistemática. Scientia Medica, 32(1), e42717. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2022.1.42717

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde