Palavras cruzadas versus Tutoriais Objetivos Liderados pelo Estudante (SLOT) como pedagogias inovadoras na graduação em medicina: Nossa experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.37105

Palavras-chave:

Tutorial objetivo conduzido pelo aluno, palavras cruzadas, ferramentas pedagógicas, métodos de ensino para pequenos grupos

Resumo

OBJETIVOS: O ensino de farmacologia em pequenos grupos oferece uma plataforma eficaz para estimular a interação entre pares e a aprendizagem autodirigida. O presente estudo procurou avaliar e comparar a eficácia e percepção dos alunos em dois métodos pedagógicos diferentes: palavras cruzadas e tutoriais objetivos conduzido pelo aluno (SLOT).
MÉTODOS: Alunos do segundo ano de graduação, que deram seu consentimento informado, foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um que recebeu palavras cruzadas como método de ensino-aprendizagem e o outro teve SLOT onde os alunos realizaram um questionário interativo com questões de múltipla escolha elaborado por si mesmos. As percepções dos alunos foram registradas por meio de um questionário autoaplicável. Uma semana depois, um teste foi realizado para ambos os grupos e o desempenho dos alunos foi comparado. A análise estatística foi feita usando o teste T de student de amostras independentes.
RESULTADOS: As análises revelaram uma diferença estatisticamente significativa (P <0,001) entre as notas médias obtidas no grupo SLOT (n = 74; 6,5±3,8) e as notas obtidas no grupo de palavras cruzadas (n = 87; 4,2±2,9), com os alunos do grupo tutorial tendo melhor desempenho. Os alunos opinaram que as sessões de tutoria objetiva conduzida pelos alunos os ajudaram a entender melhor a Farmacologia, ao passo que as sessões de palavras cruzadas lhes permitiram memorizar os nomes dos medicamentos.
CONCLUSÃO: O presente estudo revelou que as sessões do SLOT se saíram melhor comparativamente àquelas com as palavras cruzadas em termos de melhorar as pontuações dos alunos nos testes, assim como promoveu o trabalho em equipe, habilidades de aprendizagem autodirigida e pensamento crítico. As palavras cruzadas tornam a sessão mais amigável ao aluno, pois é divertida e envolvente, mas um design cuidadoso é inevitável, pois pode falhar em testar o aprendizado em profundidade nos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. Preethi J Shenoy, Kasturba Medical College (KMC), Mangalore, KA, India.

Associate Professor, Department of Pharmacology. Kasturba Medical College, Mangalore Manipal Academy of Higher Education.

Dr. Rashmi R Rao, Kasturba Medical College (KMC), Mangalore, KA, India.

Associate Professor, Department of Pharmacology. Kasturba Medical College, Mangalore Manipal Academy of Higher Education.

Referências

Arora K, Hashilkar NK. Effectiveness of student-led objective tutorials in pharmacology teaching to medical students. Indian J Pharmacol. 2016;48(1):S78-S82. https://doi.org/10.4103/0253-7613.193321

Hashilkar NK, Gelula MH, Angadi NB. Effectiveness and student perspective of a pilot effort in team based learning in pharmacology for medical undergraduate. International Journal of Basic & Clinical Pharmacology.2016;5(4):1413-16. https://doi.org/10.18203/2319-2003.ijbcp20162444

Kumar RP, Kandhasamy K, Chauhan RC, Bazroy J, Purty AJ, Singh Z. Tutorials: an effective and interactive method of teaching undergraduate medical students. Int J Community Med Public Health. 2016;3(9):2593-5. https://doi.org/10.18203/2394-6040.ijcmph20163079

Sivagnanam G, Saraswathi S, Rajasekaran A. Student-Led Objective Tutorial (SLOT) in Medical Education. Med Educ Online. 2006;11(1):4610. https://doi.org/10.3402/meo.v11i.4610

Singh K, Katyal R, Singh A, Joshi HS, Chandra S. Assessment of effectiveness of small group teaching among medical students. J Contemporary Med Edu. 2016;4(4):145-8. https://doi.org/10.5455/jcme.20161016115304

Medical Council of India. Salient features of regulation on graduate medical education in Part III, Section 4 of the Gazette of India dated 17th May1997 [Internet]. c2020 [Amended Up to 2028 May; cited 2020]. Available at: https://www.nmc.org.in/rules-regulations/graduate-medical-education-regulations-1997.

Bartley PD. Crossword puzzles. J Emerg Nurs 1997;23:64-7. https://doi.org/10.1016/S0099-1767(97)90067-2

Kumar LR, B angera S, Thalenjeri P. Introducing innovative crossword puzzles in undergraduate physiology teaching-learning process. Arch Med Health Scis 2015;3(1):127-130. https://doi.org/10.4103/2321-4848.154964

Saxena A, Nesbitt R, Pahwa P, Mills S. Crossword puzzles: active learning in undergraduate pathology and medical education. Arch Pathol Lab Med. 2009; 133(9): 1457–62.

Dee Fink L. Creating Significant Learning Experience: An integrated approach to designing college courses. San Francisco, California: John Wiley & Sons, Inc.; 2003.

Towle A, Cottrell D. Self directed learning. Arch Dis Child. 1996;74:357–9. https://doi.org/10.1136/adc.74.4.357

Sobral DT. Cross-year peer tutoring experience in a medical school: Conditions and outcomes for student tutors. Med Educ. 2002;36:1064-70. https://doi.org/10.1046/j.1365-2923.2002.01308.x

Sukhlecha A, Jadav SP, Gosai TR, Baluswamy D. Student-led objective tutorials in Pharmacology: An interventional study. Indian J Pharmacol 2016;48(1):S83-S88. https://doi.org/10.4103/0253-7613.193310

De Grave WS, Dolmans DH, Van Der Vleuten CP. Student perspectives on critical incidents in the tutorial group. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2002;7:201. https://doi.org/10.1023/A:1021104201303

Tipping J, Freeman RF, Rachlis AR. Using faculty and student perceptions of group dynamics to develop recommendations for PBL training. Acad Med. 1995;70:1050. https://doi.org/10.1097/00001888-199511000-00028

Saxena A, Nesbitt R, Pahwa P, Mills S. Crossword puzzles: active learning in undergraduate pathology and medical education. Arch Pathol Lab Med. 2009;133(9):1457-62.

Crossman EK, Crossman SM. The crossword puzzle as a teaching tool. Teaching Psychol. 1983;10(2):98-9. https://doi.org/10.1207/s15328023top1002_10

Downloads

Publicado

2021-03-19

Como Citar

J Shenoy, D. P., & R Rao, D. R. (2021). Palavras cruzadas versus Tutoriais Objetivos Liderados pelo Estudante (SLOT) como pedagogias inovadoras na graduação em medicina: Nossa experiência. Scientia Medica, 31(1), e37105. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.37105

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde