Análise das ligas acadêmicas de medicina sob a perspectiva dos alunos

Autores

  • Gustavo Bittencourt Camilo Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil http://orcid.org/0000-0001-7387-8381
  • Marcus Gomes Bastos Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil http://orcid.org/0000-0003-3651-9923
  • Gabriela Cumani Toledo Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil http://orcid.org/0000-0003-2654-8894
  • Ana Paula Ferreira Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil http://orcid.org/0000-0002-5761-798X
  • Tainá Gomes Brandão Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil http://orcid.org/0000-0002-4045-5646
  • Ana Flávia Miranda Reis Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil http://orcid.org/0000-0003-1112-8301
  • Isabella de Almeida Paes Barretto Coutinho Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil http://orcid.org/0000-0003-4511-5576
  • Gabriel Lunardi Aranha Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil http://orcid.org/0000-0003-2875-3189
  • Bárbara Isadora Amâncio de Souza Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil http://orcid.org/0000-0002-9203-5117

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2020.1.36190

Palavras-chave:

educação médica, estudantes de medicina, ciências da saúde

Resumo

Objetivo: analisar as ligas acadêmicas de medicina (LAM) estruturadas e em funcionamento em instituição de ensino superior como estratégias de ensino e aprendizagem, considerando o perfil e verificar se as atividades promovidas pelas LAM estão alinhadas com a medicina baseada em evidências.
Métodos: estudo descritivo, do tipo transversal, aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora. Participaram como sujeitos da pesquisa estudantes do último ano de medicina e médicos recém-formados no ano de 2018. Essa amostragem não probabilística teve como finalidade a avaliação da influência das LAM na formação médica.
Resultados: oito (5,9%) entrevistados não participaram de qualquer LAM. Observou-se que 31 (24,2%), 49 (38,3%) e 38 (29,7%) participaram de uma, duas ou três LAM, respectivamente. A maioria participou de LAM do terceiro ao oitavo período, porém em todos os períodos houve participação de algum aluno. Para 50 (39,1%) entrevistados, as LAM ajudaram de alguma forma para confirmar a escolha da área da residência, já para 53 (41,4%) deles, elas ajudaram na exclusão da área para a residência. Nota-se, ainda, que 117 (91,4%) dos que participaram de LAM acharam a experiência válida para a formação acadêmica.
Conclusões: a maior parte dos alunos atualmente participam de ligas; há enorme interesse em participar de diretoria de LAM e estágios extracurriculares; as LAM contribuem para a escolha da futura especialidade; os estudantes veem necessidade na regulamentação das LAM; a avaliação global é de que a experiência é válida para a formação médica. O tema ligas acadêmicas é de enorme relevância atualmente em virtude da extensa participação dos estudantes nessas atividades. A educação em saúde visa compreender a importância dessas entidades para garantir o maior êxito possível no ensino, na pesquisa e na extensão.

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Biografia do Autor

Gustavo Bittencourt Camilo, Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG. Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro, RJ. Professor de Anatomia e Radiologia na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA), em Juiz de Fora, MG.

Marcus Gomes Bastos, Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil

Doutor em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em São Paulo, SP. Professor Adjunto IV de Nefrologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG; professor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA, em Juiz de Fora, MG); graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, Juiz de Fora, MG). Mestre em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro, RJ.

Gabriela Cumani Toledo, Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil

Mestre com ênfase em educação médica pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG. Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA), em Juiz de Fora, MG; Residência Médica em radiologia pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFSE).

Ana Paula Ferreira, Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA), em Juiz de Fora, MG, Mestre pela UERJ e doutoranda em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG. Docente na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA), em Juiz de Fora, MG; e supervisora do estágio de Fisioterapia Cardiovascular no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ, Juiz de Fora, MG.

Tainá Gomes Brandão, Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil

Acadêmica de Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA), em Juiz de Fora, MG.

Ana Flávia Miranda Reis, Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil

Acadêmica de Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA), em Juiz de Fora, MG.

Isabella de Almeida Paes Barretto Coutinho, Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil

Acadêmica de Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA), em Juiz de Fora, MG.

Gabriel Lunardi Aranha, Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA), em Juiz de Fora, MG. Residente de Cirurgia Geral do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, SP, Brasil. Médico do Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Bárbara Isadora Amâncio de Souza, Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial (Suprema), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Juiz de Fora, MG, Brasil

Acadêmica de Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA), em Juiz de Fora, MG.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Camilo, G. B., Bastos, M. G., Toledo, G. C., Ferreira, A. P., Brandão, T. G., Reis, A. F. M., Coutinho, I. de A. P. B., Aranha, G. L., & de Souza, B. I. A. (2020). Análise das ligas acadêmicas de medicina sob a perspectiva dos alunos. Scientia Medica, 30(1), e36190. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2020.1.36190

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde