Implementando o teste adaptativo computadorizado

Autores

  • Dario Cecilio-Fernandes Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo http://orcid.org/0000-0002-8746-1680

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2019.3.34432

Palavras-chave:

Educação médica, avaliação educacional, teste adaptativo computadorizado

Resumo

Tradicionalmente, a avaliação de conhecimento é composta por itens dos quais os alunos respondem ao mesmo tempo e os mesmos itens, como por exemplo a prova de uma disciplina. Essa avaliação pode ser considerada muito fácil ou difícil pelo aluno. Em ambos os casos, a prova será entediante e fornecerá pouca informação sobre o nível de conhecimento do aluno. Uma forma de resolver esse problema, é criar provas customizadas para cada aluno, sendo que a próxima questão será selecionada baseada no desempenho anterior do aluno. Essa forma de avaliação é conhecida por teste adaptativo computadorizado. O teste adaptativo computadorizado apresenta tanto vantagens educacionais quanto psicométricas quando comparado às provas de formato tradicional. O teste adaptativo computadorizado requer menos itens do que o teste no formato tradicional, algo que consequentemente diminuirá a fadiga dos alunos, aumentando a aprendizagem do aluno. Ademais, o teste adaptativo computadorizado é desenhado especificamente para cada aluno, considerando a dificuldade de cada item. Isso torna o teste mais atrativo e autêntico, pois os itens sempre estarão alinhados ao conhecimento do aluno. Por ser necessária a informação sobre a dificuldade do item e a habilidade do aluno, o teste adaptativo computadorizado utiliza a Teoria de Resposta ao Item, que estabelece uma relação entre a habilidade do sujeito, a dificuldade do item e a probabilidade de acertar o item, essencial para o funcionamento do teste adaptativo computadorizado. Apesar da complexidade técnica para a implementação do teste adaptativo computadorizado, o mesmo traz um maior padrão para a avaliação tanto de um ponto de vista psicométrico como do ponto de vista do alinhamento às teorias modernas de aprendizagem. Por causa de sua alta complexidade, a implementação e a utilização do teste adaptativo computadorizado geralmente estão associadas a provas de decisão de alto
impacto e em grande escala. No entanto, com o novo entendimento educacional, onde se faz necessário respeitar a individualidade e o ritmo de cada aluno, o teste adaptativo computadorizado será cada vez mais utilizado.

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Publicado

2019-10-21

Como Citar

Cecilio-Fernandes, D. (2019). Implementando o teste adaptativo computadorizado. Scientia Medica, 29(3), e34432. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2019.3.34432

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde

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