Approaches to learning and academic performance in pharmacology among second-year undergraduate medical students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.4.32395

Palavras-chave:

aprendizagem, farmacologia, desempenho acadêmico, homem, mulher.

Resumo

***Abordagens de aprendizagem e desempenho acadêmico em farmacologia entre estudantes de medicina do segundo ano***

OBJETIVOS: Investigar a abordagem de aprendizagem de estudantes de medicina do segundo ano de graduação e se uma abordagem superficial ou profunda teve alguma correlação com as notas obtidas na disciplina de farmacologia e nos exames universitários.

MÉTODOS: Um estudo transversal foi conduzido entre estudantes do segundo ano de medicina em seu quinto semestre. Para determinar a abordagem de aprendizagem dos alunos, como superficial ou profunda, usamos o questionário Revised Two Factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F), que contém 20 itens em forma de uma escala Likert de cinco pontos, sendo o seu uso adequado para ambientes de ensino superior. O alfa de Cronbach foi calculado usando as pontuações obtidas de uma amostra de 20 alunos para determinar a consistência interna. Para determinar a relação entre a abordagem de aprendizagem e as pontuações do exame, calculou-se a média das notas dos exames individuais e as pontuações dos exames universitários obtidas pelos alunos.

RESULTADOS: Dos 170 alunos que participaram do estudo, 87 (51,2%) eram do gênero feminino. O alpha de Cronbach foi considerado bom tanto para a abordagem superficial quanto profunda. Enquanto o desempenho acadêmico foi significativamente melhor em mulheres (U = 2571,5; p = 0,001), nenhuma diferença baseada no gênero foi observada na abordagem de aprendizagem. Cinquenta (29,4%) estudantes tiveram uma pontuação mais alta para a abordagem superficial. Esse grupo teve escores de exame mais baixos em comparação com aqueles com escores iguais para abordagem superficial e profunda ou escores mais altos para a abordagem profunda. Uma fraca correlação negativa foi observada entre as notas do exame e a abordagem superficial (τb = −0,167; p = 0,002). Quando analisada com base no gênero, encontrou-se uma correlação de magnitude fraca e negativa apenas no gênero feminino (τb = −0,173; p = 0,02).

CONCLUSÕES: Uma fraca correlação negativa foi observada entre as notas do exame e a abordagem superficial para a aprendizagem. Embora estatisticamente significativa, a diferença real entre os grupos foi de pequena magnitude. Portanto, se a promoção de uma abordagem de aprendizagem profunda melhora o desempenho acadêmico em termos de notas obtidas no exame, isso precisa ser confirmado por outros estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rashmi Rao, Assistant Professor Department of Pharmacology Kasturba Medical College Mangalore Manipal Academy of Higher Education-575001

Assistant Professor, Department of Pharmacology, Kasturba Medical CCollege, Mangalore, Manipal Academoy of Higher Education

Referências

Medical Council of India. Medical Council of India Regulations on Graduate Medical Education, 1997 (amended up to January 2016) [Internet]. New Delhi; 2016 (cited 2017 March 11). Available from: http://www.mciindia.org/Rules-and-Regulation/GME_REGULATIONS.pdf

Biggs J, Kember D, Leung DY. The revised two-factor Study Process Questionnaire: R-SPQ-2F. Br J Educ Psychol. 2001;71(Pt 1):133-49. https://doi.org/10.1348/000709901158433

Keefe JW. Student learning styles: diagnosing and prescribing programs. Reston: NASSP; 1979.

Biggs J. What do inventories of students' learning processes really measure? A theoretical review and clarification. Br J Edu Psychol. 1993;63:3-19. https://doi.org/10.1111/j.2044-8279.1993.tb01038.x

Newble D, Hejka EJ, Whelan A. The approaches to learning of specialist physicians. Med Educ. 1990;24:1-9. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.1990.tb02507.x

Leiden Li, Crosby RD, Folmer H. Assessing learning styles inventories and how well they predict academic performances. Acad Med. 1990;65:395-401. https://doi.org/10.1097/00001888-199006000-00009

Martinelli V, Raykov M. Evaluation of the Revised Two-Factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F) for Student Teacher Approaches to Learning. Journal of Educational and Social Research. 2017;7(2):9-13. https://doi.org/10.5901/jesr.2017.v7n2p9

Nunnally J, Bernstein L. Psychometric theory. New York: McGraw-Hill Higher, INC; 1994.

Shah DK, Yadav RL, Sharma D, Yadav PK, Sapkota NK, Jha RK, Islam MN. Learning approach among health sciences students in a medical college in Nepal: a cross-sectional study. Adv Med Edu Pract. 2016;7:137. https://doi.org/10.2147/AMEP.S100968

Shaik SA, Almarzuqi A, Almogheer R, Alharbi O, Jalal A, Alorainy M. Assessing Saudi medical students learning approach using the revised two-factor study process questionnaire. Int J Med Educ. 2017;8:292. https://doi.org/10.5116/ijme.5974.7a06

Paudel KR, Nepal HP, Shrestha B, Panta R, Toth S. Distribution and academic significance of learning approaches among pre-clinical medical students at Trinity School of Medicine, St Vincent and the Grenadines. J Educ Eval Health Prof. 2018;15. https://doi.org/10.3352/jeehp.2018.15.9

Chen Y, Henning M, Yielder J, Jones R, Wearn A, Weller J. Progress testing in the medical curriculum: students' approaches to learning and perceived stress. BMC Med Educ. 2015;15:147. https://doi.org/10.1186/s12909-015-0426-y

Lyndon MP, Henning MA, Alyami H, Krishna S, Yu TC, Hill AG. The impact of a revised curriculum on academic motivation, burnout, and quality of life among medical students. J Med Educ Curric Dev. 2017;4:2382120517721901. https://doi.org/10.1177/2382120517721901

Gadzella BM, Masten WG, Stacks J. Students' stress and their learning strategies, test anxiety, and attributions. Coll Stud J. 1998;32(3):416-22.

Van der Vleuten CPM, Verwijnen GM, Wijnen WHFW. Fifteen years of experience with progress testing in a problem-based learning curriculum. Med Teach. 1996;18(2):103-10. https://doi.org/10.3109/01421599609034142

Hilliard RI. How do medical students learn: medical student learning styles and factors that affect these learning styles. Teach Learn Med. 1995;7(4):201-10. https://doi.org/10.1080/10401339509539745

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Kamath, A., Rao, R., Shenoy, P. J., & Ullal, S. D. (2018). Approaches to learning and academic performance in pharmacology among second-year undergraduate medical students. Scientia Medica, 28(4), ID32395. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.4.32395

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde