Risco para desenvolvimento de transtornos alimentares em estudantes de Nutrição

Autores

  • Lisângela Rita Penz UNIVATES - Centro Universitário UNIVATES
  • Simone Morelo Dal Bosco UNIVATES - Centro Universitário
  • Jaine Maria Vieira UFRGS

Palavras-chave:

Nutrição, transtornos alimentares, questionários, fatores de risco

Resumo

Objetivos: avaliar a presença de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares em estudantes de Nutrição. Métodos: foram avaliadas 203 alunas matriculadas em curso superior de Nutrição através do Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26). A presença de risco foi caracterizada como EAT+ (escore superior a 20). Foi calculado o índice de massa corporal através de peso e altura auto-referidos. A correlação entre EAT+ e índice de massa corporal foi avaliada pelo coeficiente de Spearman. Resultados: de acordo com o questionário, 35% das mulheres estudadas apresentavam risco de desenvolvimento de transtornos alimentares e 75,8% apresentavam-se eutróficas. Encontramos correlação positiva entre EAT+ e índice de massa corporal no grupo de estudantes eutróficas. Conclusões: as estudantes de Nutrição eutróficas apresentaram risco para comportamentos alimentares inadequados. DESCRITORES: FATORES DE RISCO; ESTUDANTES DE CIÊNCIAS DA SAÚDE; NUTRIÇÃO; COMPORTAMENTO ALIMENTAR; TRANSTORNOS DA ALIMENTAÇÃO; QUESTIONÁRIOS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisângela Rita Penz, UNIVATES - Centro Universitário UNIVATES

Nutricionista – Centro Universitário UNIVATES.

Simone Morelo Dal Bosco, UNIVATES - Centro Universitário

Nutricionista. Mestre em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS). Coordenadora do Curso de Nutrição da UNIVATES.

Jaine Maria Vieira, UFRGS

Nutricionista. Doutora em Nutrição pela Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha. Professora Substituta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2008-07-16

Como Citar

Penz, L. R., Bosco, S. M. D., & Vieira, J. M. (2008). Risco para desenvolvimento de transtornos alimentares em estudantes de Nutrição. Scientia Medica, 18(3), 124–128. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/2235

Edição

Seção

Artigos Originais