MedCase – uma ferramenta online para estudo de casos clínicos

Autores

  • Alexandre Losekann PUCRS
  • Heloísa Melo Herzog PUCRS
  • Lourenço de Oliveira Basso PUCRS
  • Michelle Cardoso PUCRS
  • Renata Bittencourt PUCRS
  • Plauto Camozzato Filho PUCRS
  • Dinarte Prieto Ballester PUCRS

Palavras-chave:

ensino médico, casos clínicos, informática na saúde

Resumo

Objetivo: descrever um software educacional que promove o auto-aprendizado em Medicina através da utilização de uma ferramenta “online” para estudo de casos clínicos. Métodos: trata-se de um trabalho descritivo da construção de um “software” educacional para Medicina. Durante um período de observação de aproximadamente 4 meses, os profissionais da área de Informática, guiados por professores e alunos de Medicina, acompanharam a rotina do ensino médico na Faculdade de Medicina da Pontifícia Universiade Católica do Rio Grande do Sul. Foi, então, elaborado um projeto para a criação deste “software” (Sistema MedCase) baseado na utilização de “softwares” livres com códigos abertos. Resultados: o programa já se encontra disponível “online” para uso, restando ainda a confecção da “janela” de apresentação dos exames de imagem e gráficos eventualmente solicitados. Desde a janela de apresentação até o ambiente fórum todas as etapas já disponíveis no MedCase são apresentadas no site http://www.pucrs.br/famed/medcase. Conclusões: considerando as novas tendências na área da educação, o MedCase representa uma nova proposta para a comunidade médica acadêmica, ao viabilizar a união de conhecimento científico com ambientes tecnológicos. Acreditamos que este programa será muito útil no ensino médico em diferentes estágios de formação, desde alunos debutantes até professores de medicina. DESCRITORES: EDUCAÇÃO MÉDICA/métodos; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ESTUDOS DE CASOS; INFORMÁTICA MÉDICA; VALIDAÇÃO DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Losekann, PUCRS

Possui graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1982), mestrado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e residência médica pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1985) . Atualmente é Médico da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Sócio do Serviço de Nefrologia de Porto Alegre Ltda.

Publicado

2008-01-16

Como Citar

Losekann, A., Herzog, H. M., Basso, L. de O., Cardoso, M., Bittencourt, R., Filho, P. C., & Ballester, D. P. (2008). MedCase – uma ferramenta online para estudo de casos clínicos. Scientia Medica, 17(4), 184–191. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/2014

Edição

Seção

Artigos Originais