Atividade física e fatores associados em doentes arteriais coronarianos

Autores

  • Marcelo Cozzensa Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Josi Mara Saraiva Oliveira
  • Leonardo Alves
  • Alice Meyer Iepsen

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.1.15305

Palavras-chave:

ATIVIDADE MOTORA, ATIVIDADE FÍSICA, DOENÇAS CARDIOVASCULARES, ESTUDOS TRANSVERSAIS.

Resumo

OBJETIVOS: Identificar a frequência e os fatores associados à prática de atividade física em portadores de doença arterial coronariana, durante os seis meses prévios à hospitalização por evento isquêmico agudo. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal em indivíduos adultos diagnosticados com doença arterial coronariana não complicada por angina instável e/ou infarto do miocárdio, internados no Hospital de Cardiologia da Santa Casa de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. O questionário incluiu variáveis sociodemográficas (sexo, idade, cor da pele e situação conjugal) econômicas (renda e escolaridade), comportamental (tabagismo atual), nutricional (índice de massa corporal), morbidades existentes (hipertensão arterial e dislipidemia), percepção de saúde e prática de atividade fisica no lazer nos seis meses que antecederam a hospitalização. RESULTADOS: Durante o período de cinco meses de recrutamento, 150 pacientes foram entrevistados. No período de seis meses anteriores à internação hospitalar, 25,3% dos avaliados relataram realizar atividade física três vezes por semana por pelo menos 30 minutos diários. A prática esteve associada na análise bruta com as variáveis renda familiar e hipertensão arterial. Na análise ajustada o desfecho permaneceu associado à renda familiar, ocorrendo uma redução da prática à medida que aumentava a renda dos indivíduos. CONCLUSÕES: Na amostra estudada, a frequência da prática regular de atividade física previamente à ocorrência de um evento coronariano agudo foi baixa e apresentou uma tendência de redução à medida que a renda familiar aumentava.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Cozzensa Silva, Universidade Federal de Pelotas

Professor Ph.D. do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPel; Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física (GEEAF)

Downloads

Publicado

2014-05-10

Como Citar

Silva, M. C., Oliveira, J. M. S., Alves, L., & Iepsen, A. M. (2014). Atividade física e fatores associados em doentes arteriais coronarianos. Scientia Medica, 24(1), 46–53. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.1.15305

Edição

Seção

Artigos Originais