Características posturais de idosos praticantes de atividade física

Autores

  • Graziela Morgana Silva Tavares Universidade Federal do Pampa
  • Thayse Rampa da Rocha Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
  • Caroline Cunha do Espírito Santo Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
  • Lisiane Piazza Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
  • Fabiane Flores Sperandio Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
  • Giovana Zapperlon Mazo Universidade do Estado de Santa catarina _ UDESC
  • Gilmar Moraes Santos Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2013.4.14730

Palavras-chave:

IDOSO, SAÚDE DO IDOSO, POSTURA, ATIVIDADE FÍSICA.

Resumo

OBJETIVOS: Os objetivos deste estudo foram caracterizar e descrever a postura de idosos praticantes de atividade física. MÉTODOS: Foram estudados idosos com idade entre 60 e 80 anos, do Grupo de Estudos da Terceira Idade da Universidade do Estado de Santa Catarina, que praticavam atividade física por pelo menos dois dias na semana. Os dados foram obtidos por fotogrametria computadorizada com o Software para Avaliação Postural (SAPO) nas vistas laterais, anterior e posterior. Foi realizada estatística descritiva por meio de média e desvio padrão. RESULTADOS: A amostra foi composta por 40 idosos, sendo 34 mulheres e seis homens. As características posturais encontradas na vista anterior foram rotação da cabeça, elevação de ombros, escápula e pelve e rotação interna dos membros inferiores; na vista posterior foi valgismo de retropé, tanto direito quanto esquerdo; e, na vista lateral, foram anteriorização da cabeça, inclinação do tronco para trás, extensão de quadril, anteversão pélvica e joelhos fletidos. CONCLUSÕES: Algumas características posturais observadas nos idosos ativos foram semelhantes àquelas encontradas no envelhecimento normal. No entanto, a inclinação do tronco para trás e a extensão do quadril diferiram da postura flexora típica dos idosos. Acreditamos que estas características sejam consequência dos exercícios físicos que promovem o fortalecimento da musculatura extensora, importante para a manutenção da postura correta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Morgana Silva Tavares, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em fisioterapia pela Universidade de Fortaleza(2005), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina(2010) e doutorado em andamento em Gerontologia Biomédica (PUCRS) (2012). Atualmente é Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em BIOMECÂNICA. Atuando principalmente nos seguintes temas:idoso, força muscular, sarcopenia, estresse oxidativo.

Thayse Rampa da Rocha, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Caroline Cunha do Espírito Santo, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2009. Atualmente é aluna regular do programa de pós-graduação - Mestrado em Fisioterapia - na UDESC.

Lisiane Piazza, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo - RS. Pós graduada em Terapia Manual e Postural pelo Centro Universitário de Maringá - CESUMAR - PR. Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é docente do Curso de Fisioterapia do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui experiência nas áreas de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, Síndrome da Dor Patelofemoral e Biomecânica.

Fabiane Flores Sperandio, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). É professor adjunto V, na Universidade do Estado de Santa Catarina, onde desde 1995 desenvolve atividades de pesquisa, ensino e graduação no campo da Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia na saúde da mulher (onco-ginecologia, obstetrícia e incontinência urinária), saúde ocupacional e desenvolvimento humano. Atua na graduação e no mestrado em Fisioterapia na UDESC. Nos últimos anos publicou 28 artigos completos publicados em periódicos nacionais e internacionais e 45 trabalhos publicados em anais de eventos. Participou de 28 bancas de dissertação entre defesa e qualificação e monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização, 35 bancas de trabalhos de conclusão de curso de graduação, 46 bancas de comissões julgadoras. Até a presente data orientou 37 trabalhos de conclusão de curso, uma especialização e 2 iniciações científicas. Participou de várias bancas de comissões julgadoras (7 de concurso público e 2 de avaliação de cursos). Possui 3 orientações de mestrado em andamento referentes à temática de fisioterapia em cirurgias onco-ginecológicas , além de projetos de extensão e pesquisa diversos. Teve aprovação do projeto de pesquisa no edital Universal 14/2011. Coordena o laboratório de Saúde da Mulher, participa do grupo de pesquisa LAGER e do laboratório LAGESC.

Giovana Zapperlon Mazo, Universidade do Estado de Santa catarina _ UDESC

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2003). Atualmente é professora efetiva com dedicação integral do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq- nível 2, líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Atividade Física, Saúde e Envelhecimento que faz parte do Laboratório de Gerontologia (LAGER) do CEFID/UDESC, o qual coordena. É coordenadora do programa de extensão universitário Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI), que foi implantado na UDESC em 1989. Presta consultoria ao CNPq, CAPES, FAPESC e outras entidades de pesquisas. Atua na área da Educação Física, na linha de pesquisa Atividade Física e Saúde com enfoque no processo de envelhecimento humano.

Gilmar Moraes Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professor Associado nível 5 e Coordenador do Mestrado em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Fisioterapia e Educação Física, com ênfase em Ortopedia e Traumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, análise da marcha, biomecânica clínica, tratamento fisioterapêutico e síndrome de dor fêmoropatelar.

Downloads

Publicado

2014-02-26

Como Citar

Tavares, G. M. S., Rocha, T. R. da, Santo, C. C. do E., Piazza, L., Sperandio, F. F., Mazo, G. Z., & Santos, G. M. (2014). Características posturais de idosos praticantes de atividade física. Scientia Medica, 23(4), 244–249. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2013.4.14730

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)