Transporte inter-hospitalar de crianças criticamente doentes

Autores

  • Cristiane Traiber
  • Cinara Andreolio
  • Stelamaris Luchese

Resumo


Objetivos: Realizar uma revisão atualizada sobre o transporte inter-hospitalar de crianças criticamente doentes.
Fonte de dados: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando os banco de dados MEDLINE e LILACS. Foram citados apenas os artigos mais relevantes, além de livros textos.
Síntese dos dados: A criança criticamente doente, que necessita de transferência para unidade de tratamento terciário, se beneficia do atendimento por equipe especializada. É recomendado um período de estabilização previamente ao transporte, com especial atenção a via aérea e circulação. O modo de transporte deve ser adequado para acomodar o paciente e a equipe de forma segura, contendo materiais, equipamentos e medicamentos necessários para um bom atendimento.
Conclusões: O transporte inter-hospitalar de crianças graves pode ser realizado de forma rápida e segura por equipe treinada, com redução de morbimortalidade.
DESCRITORES: ESTADO TEMINAL; CUIDADOS PARA PROLONGAR A VIDA; TRANSPORTE DE PACIENTES; CRIANÇA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Traiber

Aluna do Curso de Pós Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da Faculdade de Medicina da PUCRS. Pediatra intensivista do Hospital Fátima Caxias do Sul. CV Lattes.

Cinara Andreolio

Mestre em Pediatria. Pediatra Intensivista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Stelamaris Luchese

Mestre em Pediatria. Pediatra Intensivista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Como Citar

Traiber, C., Andreolio, C., & Luchese, S. (2007). Transporte inter-hospitalar de crianças criticamente doentes. Scientia Medica, 16(3), 119–125. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1913

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)