Processamento digital de sinais no diagnóstico diferencial de doenças laríngeas benignas

Autores

  • Iuberi Carson Zwetsch
  • Rubem Dutra Ribeiro Fagundes
  • Thais Russomano
  • Diogo Scolari

Resumo


Objetivos: Apresentar um novo procedimento em Processamento Digital de Sinais para avaliar distúrbios da voz, especificamente os relacionados às doenças benignas da laringe.
Métodos: Foram utilizados sinais acústicos gravados de vozes normais e com alterações, de pacientes atendidos em consultório, que realizaram videolaringoscopia. O sinal acústico foi digitalizado para o estudo das alterações acústicas vocais. Sobre estes sinais foi aplicada uma janela e análise cepstral.
Resultados: Observando-se as diferentes alterações das vozes em estudo, foi possível desenvolver um conjunto de parâmetros de análise, que permitiu um diagnóstico coerente das alterações laríngeas, baseado nos achados cepstrais. Casos escolhidos aleatoriamente, e que não participaram do estudo, foram identificados somente com as informações do conjunto de parâmetros com 80% de acerto, validando significativamente o método.
Conclusões: Este método computacional é muito eficiente e não invasivo, identificando com sucesso alterações vocais pela análise cepstral.
DESCRITORES: DOENÇAS LARÍNGEAS; CEPSTRUM; ANÁLISE CEPSTRAL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iuberi Carson Zwetsch

Médico Otorrinolaringologista. Autor responsável.

Rubem Dutra Ribeiro Fagundes

Professor PhD da Faculdade de Engenharia Elétrica e do Mestrado em Engenharia Elétrica PUCRS. Coordenador do Laboratório de Sistemas, Sinais e Computação da Faculdade de Engenharia – SiSC/FENG-PUCRS.

Thais Russomano

Professora PhD das Faculdades de Medicina e Ciências Aeronáutica e do Mestrado em Engenharia Elétrica/Biomédica da PUCRS. Coordenadora do Laboratório de Microgravidade/IPCT-PUCRS.

Diogo Scolari

Engenheiro Eletricista, Ênfase em Telecomunicações.

Como Citar

Zwetsch, I. C., Fagundes, R. D. R., Russomano, T., & Scolari, D. (2007). Processamento digital de sinais no diagnóstico diferencial de doenças laríngeas benignas. Scientia Medica, 16(3), 109–114. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1912

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)