Epilepsia do lobo frontal na infância: aspectos psicológicos e neuropsicológicos

Autores

  • Rachel Schlindwein - Zanini
  • Mirna Wetters Portuguez
  • Jaderson Costa da Costa

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, Epilepsia do lobo frontal, criança, psicologia e neuropsicologia

Resumo

Objetivos: Revisar os aspectos psicológicos e neuropsicológicos da epilepsia do lobo frontal na infância. Fonte de dados: Revisão da literatura, utilizando, principalmente, artigos de jornais indexados no SciELO e Medline. Síntese dos dados: Crises epilépticas do lobo frontal na infância, aspectos neuropsicológicos e psicológicos da epilepsia do lobo frontal e suas repercussões são abordados e discutidos. Conclusões: Na criança, a epilepsia do lobo frontal pode gerar distúrbios psicológicos e neuropsicológicos, como déficits em funções executivas (cognição, planejamento, linguagem, memória e atenção), alterações comportamentais (controle de impulsos e agressividade), manifestações de crises epilépticas comportamentais e piora da qualidade de vida. Suas alterações podem ser confundidas com doenças psiquiátricas, reforçando a importância do diagnóstico diferencial e da avaliação neuropsicológica. DESCRITORES: EPILEPSIA DO LOBO FRONTAL/complicações; MANIFESTAÇÕES NEUROLÓGICAS; DOENÇAS DO SISTEMA NERVOSO; SINTOMAS COMPORTAMENTAIS; CRIANÇA; LITERATURA DE REVISÃO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Schlindwein - Zanini

Doutora em Ciências da Saúde, Área de Concentração: Neurociências, pela Faculdade de Medicina (FAMED) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Mirna Wetters Portuguez

Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, professora adjunta em Neurologia da Faculdade de Medicina (FAMED) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Jaderson Costa da Costa

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, professor titular de Neurologia da Faculdade de Medicina (FAMED) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Como Citar

Schlindwein - Zanini, R., Portuguez, M. W., & Costa, J. C. da. (2008). Epilepsia do lobo frontal na infância: aspectos psicológicos e neuropsicológicos. Scientia Medica, 17(2), 97–100. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1652

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)