Síndrome de Sjögren: relato de caso

Autores

  • Cristiane Alencar Universida Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Elken Gomes Rivaldo Universida Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Dalva Maria Pereira Padilha Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do SUL (PUC/RS); Universidade Fed
  • Luis Carlos Fontoura Frasca Universidade Luteran do Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS

Palavras-chave:

Doença autoimune, xerostomia

Resumo

Objetivos: Apresentar um caso clínico enfatizando a abordagem terapêutica realizada pelo cirurgião dentista com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos pela Síndrome de Sjögren. Descrição do caso: Paciente feminina com Síndrome de Sjögren encaminhada para reabilitação protética apresentava ressecamento da face, olhos, lábios e toda a mucosa bucal. Queixava-se de dificuldade para falar, mastigar e engolir. Foi realizada a adequação bucal e foram dadas instruções relacionadas à dieta alimentar. Para a reabilitação do espaço edentado tipo Classe III de Kennedy, optou-se por uma prótese parcial removível convencional com retentores extracoronários. Foi prescrito flúor em forma de bochecho diário e gel oral umidificador, duas vezes ao dia. Foi delineado um programa de acompanhamento e manutenção para que a paciente pudesse manter, com sucesso, a saúde bucal estabelecida. Conclusões: A Síndrome de Sjögren compreende anormalidades em diversos setores do organismo, incluindo a saliva, que desempenha importante papel na fisiologia e biologia do ser humano. Portanto, a interdisciplinaridade, com envolvimento do cirurgião dentista, é de extrema importância para o sucesso terapêutico desta doença. DESCRITORES: SÍNDROME DE SJÖGREN/TERAPIA; QUALIDADE DE VIDA; REABILITAÇÃO BUCAL; XEROSTOMIA; XEROFTALMIA, RELATOS MÉDICOS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Alencar, Universida Luterana do Brasil (ULBRA)

Graduação em Odontologia pela Universidade Tiradentes (2003) e especialização em Prótese Dentária pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Aluna do curso de mestrado em prótese dentária da Universidade Luterana do Brasil.

Elken Gomes Rivaldo, Universida Luterana do Brasil (ULBRA)

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) , especialização em Prótese Dentária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) , mestrado em Prótese Dentária pela Universidade Luterana do Brasil (2001) , doutorado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil.

Dalva Maria Pereira Padilha, Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do SUL (PUC/RS); Universidade Fed

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Odontologia (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial) pela Universidade Federal de Pelotas (1990) e doutorado em Odontologia (Estomatologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) com bolsa de Doutorado Sanduiche na Universidade de Londres. Em 2006 concluiu Pós Doutorado no National Institute of Ageing em Baltimore, Estados Unidos. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luis Carlos Fontoura Frasca, Universidade Luteran do Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) , mestrado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo (1986) . Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Luterana do Brasil.

Como Citar

Alencar, C., Rivaldo, E. G., Padilha, D. M. P., & Frasca, L. C. F. (2008). Síndrome de Sjögren: relato de caso. Scientia Medica, 17(2), 79–86. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1638

Edição

Seção

Relatos de Casos