Estudo anatômico da projeção cutânea do nervo mediano através de pontos topográficos

Autores

  • Rogério Porto da Rocha
  • Ana Paula Cardoso de Mello e Mello Ribeiro
  • Sandra Moya
  • Luiz Mauricio Grandi

Resumo


Introdução: Atualmente, diversas vias de acesso têm sido empregadas na realização da cirurgia do canal do carpo, variando em tamanho e localização na palma da mão. Foram determinados pontos topográficos na palma da mão visando estabelecer locais fixos e de simples identificação para, com isto, obter um local de fácil acesso ao retináculo dos flexores (RF), evitando comprometer qualquer estrutura no local do túnel do carpo.
Material e método: Os autores deste trabalho tomaram como base a técnica empregada por Serra et al. (1997)(1) e analisaram o estudo anatômico desta região para tornar a cirurgia do túnel do carpo ainda mais precisa. Para tal, foram dissecadas 20 mãos; 10 direitas e 10 esquerdas de cadáveres conservados em formaldeído a 10% e operadas 10 mãos de pacientes com Síndrome do túnel do carpo. Não se levou em consideração as diferenças morfométricas de indivíduos étnicos.
Resultados: Em todas as peças estudadas identificou- se um ponto preciso, denominado X, sendo que a partir deste ponto localizou-se a margem distal do RF e a emergência da ramificação do nervo mediano (NM).
Conclusão: Observou-se que em todos os casos estudados o ponto X correspondeu à emergência do NM na margem distal do RF.
DESCRITORES: SÍNDROME DO TÚNEL CARPAL/cirurgia; PUNHO/anatomia & histologia; PUNHO/cirurgia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2007-03-16

Como Citar

Rocha, R. P. da, Ribeiro, A. P. C. de M. e M., Moya, S., & Grandi, L. M. (2007). Estudo anatômico da projeção cutânea do nervo mediano através de pontos topográficos. Scientia Medica, 16(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1620

Edição

Seção

Artigos Originais