A anticoncepção como instrumento do Planejamento Familiar e da Saúde

Autores

  • Marcelino E. H. Poli PUCRS

Palavras-chave:

Anticoncepção, Planejamento Familiar, Saúde Reprodutiva.

Resumo

Objetivos: Discorrer sobre alguns aspectos da anticoncepção e apresentá-la como instrumento de promoção da saúde. Fonte de dados: Revisão da literatura e da lei brasileira que regula o assunto. Síntese dos dados: A anticoncepção é o meio pelo qual se dissociam reprodução e sexo e faz parte das ações de Planejamento Familiar definidas na Lei Federal 9263. Depende de tomada de decisão em que concorrem cultura, educação e condição econômica. Conclusões: O uso correto de métodos contraceptivos recomenda acompanhamento médico e representa uma forma de atrair as pessoas, especialmente aquelas com menos recursos, aos postos de atendimento médico e, por isso, constitui instrumento adequado e competente de promoção de saúde. DESCRITORES: ANTICONCEPÇÃO; PLANEJAMENTO FAMILIAR; MEDICINA REPRODUTIVA; SAÚDE SEXUALE REPRODUTIVA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelino E. H. Poli, PUCRS

Mestre em Gerontologia Biomédica pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS Professor Adjunto do Depto. de Ginecologia da Faculdade de Medicina da PUCRS Presidente da Comissão Nacional de Anticoncepção da FEBRASGO.

Como Citar

Poli, M. E. H. (2007). A anticoncepção como instrumento do Planejamento Familiar e da Saúde. Scientia Medica, 16(4), 168–171. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1618

Edição

Seção

Artigos de Revisão