A experiência da agudização dos sintomas psicóticos: percepção de familiares

Autores

  • Tarciana Raquel Moraski
  • Leila Mariza Hildebrandt

Resumo


Objetivo: Esta investigação teve como objetivo compreender as vivências dos familiares na agudização de psicopatologias de caráter psicótico de um membro do grupo familiar.
Métodos:Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória do tipo estudo de caso. Os sujeitos do estudo foram familiares de pessoas acometidas por transtornos psicóticos, internados na Unidade Hospitalar e/ou residentes na Moradia Terapêutica do Instituto Cyro Martins de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e registros de informações em diário de campo. A análise dos dados obtidos seguiu a proposta metodológica de Minayo (2001). Na realização deste estudo, foram respeitados os preceitos éticos preconizados pela Resolução 196/96 do Ministério da Saúde. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da UNIJUÍ.
Resultados e conclusões: A partir da análise dos dados, identificaram-se as repercussões no âmbito familiar em decorrência dos sintomas psicóticos agudos de um dos integrantes do grupo familiar, pelo fato deste estar acometido por um transtorno mental. Conclui- se que os familiares necessitam de atenção e de apoio por parte das instituições de saúde, como estratégia de enfrentamento aos desafios advindos do cuidar de um doente mental psicótico.
UNITERMOS: TRANSTORNOS MENTAIS; ACONTECIMENTOS QUE MUDAM A VIDA; RELAÇÕES FAMILIARES; TRANSTORNOS PSICÓTICOS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-23

Como Citar

Moraski, T. R., & Hildebrandt, L. M. (2006). A experiência da agudização dos sintomas psicóticos: percepção de familiares. Scientia Medica, 15(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1570

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)