Abordagem fisioterapêutica no tratamento de uma criança anéfrica – Relato de caso

Autores

  • A. Rocha
  • Sandro V. Hostyn
  • P. X. Hommerding
  • C. Johnston

Resumo


Objetivo: Relatar o caso de uma criança anéfrica, que foi submetida a tratamento de fisioterapia respiratória e motora, durante a sua internação hospitalar.
Método: Neste relato de caso uma criança de onze meses, do sexo masculino, anéfrica, foi avaliada antes de ser submetida ao tratamento fisioterapêutico e dois meses após este tratamento. O instrumento utilizado para avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) foi a escala de Denver e para avaliar a melhora do quadro respiratório foram analisados os sinais vitais, saturação de oxigênio e a retirada da oxigenoterapia.
Resultados: Após dois meses de tratamento verificou- se que houve melhora nos aspectos motoradaptativo, pessoal-social e motor dessa criança, critérios avaliados com a utilização da escala de Denver. O tratamento de fisioterapia respiratória influenciou na melhora da expansibilidade torácica e na redução da secreção aspirada das vias aéreas superiores.
Conclusão: A fisioterapia motora e respiratória, neste caso, trouxe melhoras importantes para o DNPM desta criança, além da melhora ventilatória. Desta forma, sugere-se que pacientes com quadros clínicos semelhantes ao relatado poderão ser beneficiados com o tratamento referido.
UNITERMOS: NEFROPATIAS POLICÍSTICAS; RIM/anormalidades; TÉCNICAS DE FISIOTERAPIA; SERVIÇO HOSPITALAR DE FISIOTERAPIA; TERAPIA RESPIRATÓRIA; CRIANÇA; LACTENTE; DEBILIDADE MUSCULAR/reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Rocha, A., Hostyn, S. V., Hommerding, P. X., & Johnston, C. (2006). Abordagem fisioterapêutica no tratamento de uma criança anéfrica – Relato de caso. Scientia Medica, 15(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1552

Edição

Seção

Relatos de Casos