Das bonecas ao bebê: a vida da adolescente ao tornar-se mãe

Autores

  • Jovelina O. Moresco
  • Isabel C. P. Van Der Sand

Resumo


Objetivo: O presente estudo tem como objetivo identificar as repercussões de uma gestação na vida da adolescente, dado os crescentes índices de gravidez na adolescência.
Metodologia: Caracteriza-se como um estudo qualitativo de abordagem descritiva. Para a coleta dos dados foram utilizadas entrevistas abertas a dez mulheres adultas que engravidaram no período da adolescência, domiciliadas em três municípios da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados seguindo proposta metodológica de Minayo citada por Gomes (1999).
Resultados: Emergiram três categorias de análise no estudo, das quais apresentam-se duas neste artigo: a “experiência da gravidez no período da adolescência, com as respectivas repercussões em suas vidas”, os “sentimentos experimentados por conta da vivência da gestação na adolescência”, os quais têm estreita relação com as repercussões.
Conclusões: Considera-se frente aos resultados do estudo que os profissionais da área da saúde precisam envidar esforços no sentido que se delineie uma transformação cultural, na qual se passe a perceber o adolescente como sujeito que é, e não que está por vir a ser. Pois, enquanto o adolescente for considerado, cultural e socialmente, como um indivíduo que “apenas” procura por uma identidade e nada é, ele poderá lançar mão de subterfúgios, tais como a gravidez, para alcançar visibilidade como sujeito, o que ao invés de auxiliarem-no no alcance de tal intento, contribuirão para um desfecho de oportunidades cada vez mais escassas tornando-o um adulto invisível e infeliz.
UNITERMOS: ADOLESCENTE; GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA; SAÚDE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Moresco, J. O., & Van Der Sand, I. C. P. (2006). Das bonecas ao bebê: a vida da adolescente ao tornar-se mãe. Scientia Medica, 15(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1541

Edição

Seção

Artigos Originais