Conhecimento sobre intolerância à lactose entre nutricionistas

Autores

  • Andreia Bauermann Centro Universitário Metodista do Ipa
  • Zilda de Albuquerque Santos Centro Universitário Metodista do IPA

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2013.1.11643

Palavras-chave:

INTOLERÂNCIA À LACTOSE, TERAPIA NUTRICIONAL, CÁLCIO NA DIETA, NUTRICIONISTA.

Resumo

OBJETIVOS: Avaliar o conhecimento de nutricionistas sobre intolerância à lactose e seu manejo nutricional. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal prospectivo, com amostra constituída por nutricionistas que atuam na área clínica no Município de Porto Alegre/RS. A coleta dos dados ocorreu através do preenchimento de um questionário auto administrado, composto de questões abertas e fechadas sobre intolerância à lactose e seu tratamento nutricional. RESULTADOS: Foram avaliados 30 nutricionistas, trabalhando em consultórios ou hospitais, sendo a grande maioria (29) do sexo feminino. A idade variou entre 25 e 58 anos (mediana de 37 anos) e o mínimo tempo de graduação foi de sete anos. Somente um terço dos entrevistados conceituou corretamente intolerância à lactose como presença de sintomas gastrintestinais decorrentes da má absorção de lactose. Em caso de intolerância à lactose em um lactente, 56,5% dos entrevistados recomendaria manter aleitamento materno e retirar proteínas do leite de vaca da dieta da mãe. Menos da metade dos profissionais (46,6%) sabiam a dose recomendada de cálcio para adultos entre 19 e 50 anos. Treze entrevistados (43,3%) referiram atender frequentemente pacientes com intolerância à lactose. Não houve associação entre melhor conhecimento sobre o manejo da intolerância à lactose e frequência com que os profissionais costumavam atender pacientes com esse distúrbio. CONCLUSÕES: A maioria dos nutricionistas desta amostra não estava suficientemente preparada para tratar indivíduos intolerantes à lactose; faltavam conhecimentos adequados sobre essa condição e seu manejo nutricional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Bauermann, Centro Universitário Metodista do Ipa

Nutricionista pelo Centro Universitário Metodista IPA

Zilda de Albuquerque Santos, Centro Universitário Metodista do IPA

Nutricionista. Doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2013-03-17

Como Citar

Bauermann, A., & Santos, Z. de A. (2013). Conhecimento sobre intolerância à lactose entre nutricionistas. Scientia Medica, 23(1), 22–27. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2013.1.11643

Edição

Seção

Artigos Originais