Aspectos motivacionais e afetivos na mediação de professores alfabetizadores

Autores

  • Cleomar Azevedo Centro Universitário FIEO-UNIFIEO

Palavras-chave:

Alfabetização, mediação, motivação, afeto, aprendizagem.

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa que parte da seguinte questão: o que diferencia o professor que obtém sucesso no processo de alfabetização? Levanto a hipótese que na mediação os aspectos motivacionais e afetivos são componentes que se fazem presente na atuação desses professores alfabetizadores. O objetivo desta pesquisa foi o de levantar os aspectos motivacionais e afetivos na mediação do processo de alfabetização, através da fala de professores alfabetizadores. Foram entrevistados 18 professores com a premissa de serem bons alfabetizadores. Investigar o que mobiliza e caracteriza a ação dos docentes, que mesmo possuindo inúmeras variáveis que interfiram negativamente nesse processo, conseguem obter êxito no desenvolvimento da alfabetização de seus alunos é uma possibilidade de levantar questões voltadas à problemática da aprendizagem do processo de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleomar Azevedo, Centro Universitário FIEO-UNIFIEO

C

Downloads

Como Citar

Azevedo, C. (2011). Aspectos motivacionais e afetivos na mediação de professores alfabetizadores. Psico, 41(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/8311