Crianças institucionalizadas e sintomas depressivos por meio do Rorschach e do CDI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.3.29666

Palavras-chave:

crianças institucionalizadas, depressão infantil, teste de Rorschach, escala de autoavaliação.

Resumo

Os sintomas depressivos em crianças podem ser sutis e variados. Este estudo investigou sintomas depressivos em crianças institucionalizadas para a adoção, comparando-as com crianças não institucionalizadas, utilizando para isso o método de Rorschach Sistema Compreensivo e o CDI. Participaram do estudo 84 crianças, com idades entre 7 e 11 anos. Para a análise de dados foram utilizados: o teste t de student, a correlação de Pearson e o d de Cohen. Os resultados revelaram que as crianças institucionalizadas se mostraram com mais baixa autoestima, problemas afetivos, ideações suicidas, dificuldade escolar e dificuldade na relação com o outro quando comparadas com as crianças não institucionalizadas. Esses dados sugerem uma possível síndrome depressiva, sendo aconselhável a investigação clínica mais aprofundada para providenciar diagnóstico e tratamento, especialmente nas crianças institucionalizadas. Além disso, foram observadas associações entre as variáveis do Rorschach e CDI. Implicações desses achados e sugestões de pesquisas futuras são apresentadas ao final.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Resende, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GO

 

 

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

Resende, A. C., Oliveira, L. de M. M., & Franco, R. (2019). Crianças institucionalizadas e sintomas depressivos por meio do Rorschach e do CDI. Psico, 50(3), e29666. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.3.29666

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