Impacto da saúde mental materna na interação mãe-bebê e seus efeitos sobre o desenvolvimento infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.28475

Palavras-chave:

Depressão pós-parto, Ansiedade, Relações mãe-criança, Desenvolvimento infantil, Desenvolvimento motor.

Resumo

Os prejuízos na saúde mental da mãe podem afetar seus comportamentos em interações com o bebê, que são importantes preditores do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida. Este estudo investigou o impacto da depressão pós-parto e da ansiedade na interação mãe-bebê e seus efeitos no desenvolvimento aos três meses de vida. Participaram do estudo 64 díades mãe-bebê que foram filmadas em um episódio de brincadeira livre. As mães responderam ao SRQ-20 e ao BDI para avaliação da saúde mental. O desenvolvimento dos bebês foi avaliado com a EDCC. As análises de regressão confirmaram o poder preditivo da depressão sobre a frequência de sorrisos maternos e também da estimulação tátil ou com objetos sobre os comportamentos motores do bebê. As evidências do impacto da depressão pós-parto sobre os comportamentos sensíveis da mãe e da estimulação não-verbal sobre o desenvolvimento motor nos primeiros meses de vida são discutidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alvarenga, P., Dazzani, M. V. M., Lordelo, E. da R., Alfaya, C. A. dos S., & Piccinini, C. A. (2013). Predictors of sensitivity in mothers of 8- month-old infants. Paidéia, 23(56), 311-319.

https://doi.org/10.1590/1982-43272356201305

Alvarenga, P., Weber, L. D., & Bolsoni-Silva, A. (2016). Cuidados parentais e desenvolvimento socioemocional na infância e na adolescência: Uma perspectiva analítico-comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental E Cognitiva, 18(1), 4-21.

https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004

American Psychiatric Association (APA) (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) (5ª ed.). Porto Alegre: Artmed.

Bayley, N. (2006). Bayley Scales of Infant and Toddler Development: Administration Manual (3ª ed.). San Antonio, TX: The Psychological Corporation.

Beck, A. T. & Steer, R. A. (1993). Beck Depression Inventory. Manual. San Antonio, CA: Psychological Corporation.

Bornstein, M. H., Putnick, D. L., Cote, L. R., Haynes, O. M., & Suwalsky, J. T. D. (2015). Mother-infant contingent vocalizations in 11 countries. Psychological Science, 26(8), 1272-1284.

https://doi.org/10.1177/0956797615586796

Bornstein, M. H., Tamis-LeMonda, C. S., Chun-Shin, H., & Haynes, O. M. (2008). Maternal responsiveness to young children at three ages: Longitudinal analysis of a multidimensional, modular, and specific parenting construct. Developmental Psychology, 44 (3), 867-874

https://doi.org/10.1037/0012-1649.44.3.867

Bowlby, J. (1969). Attachment and loss: Attachment (Vol. 1). New York: Basic Books.

Braarud, H. C., Skotheim, S., Høie, K., Markhus, M. W., Kjellevold, M., Graff, I. E., …, & Stormark, K. M. (2017). Affective facial expression in sub-clinically depressed and non-depressed mothers during contingent and noncontingent face-to-face interactions with their infants. Infant Behavior and Development, 48, 98-104.

https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2017.05.004

Brummelte, S. & Galea, L. A. M. (2016). Postpartum depression: Etiology, treatment and consequences for maternal care. Hormones and Behavior, 77, 153-166.

https://doi.org/10.1016/j.yhbeh.2015.08.008

Choi, E. (2013). An exploratory study of maternal depressive symptoms and infant’s social skills in Korea: The mediating role of mothers’ social interactions with their infants. Infant Mental Health Journal, 34(5), 458-469.

https://doi.org/10.1002/imhj.21397

Clearfield, M. W., Stanger, S. B., & Jenne, H. K. (2015). Socioeconomic status (SES) affects means-end behavior across the first year. Journal of Applied Developmental Psychology, 38, 22-28.

https://doi.org/10.1016/j.appdev.2015.02.001

Cunha, J. A. (2001). Escalas Beck. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Edwards, R. C. & Hans, S. L. (2016). Prenatal depressive symptoms and toddler behavior problems: The role of maternal sensitivity and child sex. Child Psychiatry & Human Development, 47(5), 696-707.

https://doi.org/10.1007/s10578-015-0603-6

Field, T. (2010). Postpartum depression effects on early interaction, parenting, and safety practices: A review. Infant Behavior and Development, 33, 1-6.

https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2009.10.005

Fucile, S., & Gisel, E. G. (2010). Sensorimotor interventions improve growth and motor function in preterm infants. Neonatal Network, 29(6), 359-366.

https://doi.org/10.1891/0730-0832.29.6.359

Gonçalves, D. M., Stein, A. T., & Kapczinski, F. (2008). Avaliação de desempenho do Self-Reporting Questionnaire como instrumento de rastreamento psiquiátrico: Um estudo comparativo com o Structured Clinical Interview for DSM-IV-TR. Cadernos de Saúde Pública, 24, 380-390.

https://doi.org/10.1590/S0102-311X2008000200017

Hummel, A. C., Kiel, E. J., & Zvirblyte, S. (2016). Bidirectional effects of positive affect, warmth, and interactions between mothers with and without symptoms of depression and their toddlers. Journal of Child and Family Studies, 5(3), 781-789.

https://doi.org/10.1007/s10826-015-0272-x

Isabella, R. A., Belsky, J., & Von Eye, A. (1989). Origins of infant-mother attachment: An examination of interactional synchrony during the infant’s first year. Developmental Psychology, 25(1), 12-21.

https://doi.org/10.1037/0012-1649.25.1.12

Frizzo, G. B. & Piccinini, C. A. (2005). Interação mãe-bebê em contexto de depressão materna: Aspectos teóricos e empíricos. Psicologia em Estudo, 10(1), 47-55.

https://doi.org/10.1590/S0103-166X2005000200004

Karam, F., Sheehy, O., Huneau, M., Chambers, C., Fraser, W. D., Johnson, D., …, & Lavigne, S. V. (2016). Impact of maternal prenatal and parental postnatal stress on 1-year-old child development: Results from the OTIS antidepressants in pregnancy study. Archives of Women’s Mental Health, 835-843.

https://doi.org/10.1007/s00737-016-0624-6

Kersten-Alvarez, L. E., Hosman, C. M. H., Riksen-Walraven, J. M., Doesum, K. T. M. Van, & Hoefnagels, C. (2011). Which preventive interventions effectively enhance depressed mothers’ sensitivity? A meta-analysis. Infant Mental Health Journalental Health Journal, 32(3), 362-376.

https://doi.org/10.1002/imhj.20301

Kingston, D., Tough, S., & Whitfield, H. (2012). Prenatal and postpartum maternal psychological distress and infant development: A systematic review. Child Psychiatry and Human Development, 43(5), 683-714.

https://doi.org/10.1007/s10578-012-0291-4

Koutra, K., Chatzi, L., Bagkeris, M., Vassilaki, M., Bitsios, P., & Kogevinas, M. (2013). Antenatal and postnatal maternal mental health as determinants of infant neurodevelopment at 18 months of age in a mother-child cohort (Rhea Study) in Crete, Greece. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, 48(8), 1335-1345.

https://doi.org/10.1007/s00127-012-0636-0

Lev-Enacab, O., Sher-Censor, E., Einspieler, C., Daube-Fishman, G., & Beni-Shrem, S. (2015). The quality of spontaneous movements of preterm infants: Associations with the quality of mother-infant interaction. Infancy, 20(6), 634-660.

https://doi.org/10.1111/infa.12096

Lobato, G., Moraes C. L., & Reichenheim, M. E. (2011). Magnitude da depressão pós-parto no Brasil: Uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Saúde Materno-Infantil, 11(4), 369-379.

https://doi.org/10.1590/S1519-38292011000400003

Mari, J. & Williams, P. (1986). A validity study of a psychiatric screening questionnaire (SRQ-20) in primary care in the city of São Paulo. British Journal of Psychiatry, 148, 23-26.

https://doi.org/10.1192/bjp.148.1.23

Mermelshtine, R. & Barnes, J. (2016). Maternal responsive-didactic caregiving in play interactions with 10-month-olds and cognitive development at 18 months. Infant and Child Development, 25(3), 296-316.

https://doi.org/10.1002/icd

Parfitt, Y., Pike, A., & Ayers, S. (2013). The impact of parents’ mental health on parent-baby interaction: A prospective study. Infant Behavior and Development, 36(4), 599-608.

https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2013.06.003

Pereira, K. R. G., Valentini, N. C., & Saccani, R. (2016). Brazilian infant motor and cognitive development: Longitudinal influence of risk factors. Pediatrics International, 58(12), 1297-1306.

https://doi.org/10.1111/ped.13021

Piccinini, C. A., Alvarenga, P., & Frizzo, G. B. (2007). A responsividade como foco da análise da interação mãebebê e pai-bebê. In C. A. Piccinini & M. L. Seidl de Moura (Orgs.). Observando as interações pais-bebê-criança (pp. 131-153). Itatiba: Casa do Psicólogo.

Pinto, E. B., Vilanova, L. C. P., & Vieira, R. M. (1997). O desenvolvimento do comportamento da criança no primeiro ano de vida: padronização de uma escala para a avaliação e o acompanhamento. São Paulo: Casa do Psicólogo: FAPESP.

Robson, C. (1993). Real World Research, Oxford: Cambridge: Blackwell.

Saccani, R., Valentini, N. C., Pereira, K. R. G., Müller, A. B., & Gabbard, C. (2013). Associations of biological factors and affordances in the home with infant motor development. Pediatrics International, 55(2), 197-203.

https://doi.org/10.1111/ped.12042

Santos, I. S., Matijasevich, A., Tavares, B. F., Lima, A. C. C., Riegel, R. E., & Lopes, B. C. (2007). Comparing validity of Edinburgh scale and SRQ20 in screening for post-partum depression. Clinical Practice and Epidemiology in Mental Health, 3(18), 1-5.

https://doi.org/10.1186/1745-0179-3-18

Sayed, A. M. S., Youssef, M. M. E., Hassanein, F. E., & Mobarak, A. A. (2015). Impact of tactile stimulation on neurobehavioral development of premature infants in Assiut City. Journal of Education and Practice, 8(6), 93-102.

Weikum, W. M., Mayes, L. C., Grunau, R. E., Brain, U., & Oberlander, T. F. (2013). The impact of prenatal serotonin reuptake inhibitor (SRI) antidepressant exposure and maternal mood on mother-infant interactions at 3 months of age. Infant Behavior and Development, 36(4), 485-493.

https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2013.04.001

Downloads

Publicado

2018-10-16

Como Citar

Alvarenga, P., Paixão, C., Soares, Z. F., & Silva, A. C. S. da. (2018). Impacto da saúde mental materna na interação mãe-bebê e seus efeitos sobre o desenvolvimento infantil. Psico, 49(3), 317–327. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.28475

Edição

Seção

Artigos