Prevenção universal e promoção de saúde em grupo de crianças a partir do Método Friends

Autores

  • Giulia Tatiana Tkaczyk Pavoski Universidade Estadual do Centro - Oeste
  • Caroline Guisantes de Salvo Toni Universidade Estadual do Centro - Oeste
  • Ana Priscila Batista Universidade Estadual do Centro - Oeste
  • Cynthia Lais Ignachewski Universidade Estadual do Centro - Oeste

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.2.26501

Palavras-chave:

Iinfância, Ansiedade, Depressão, Resiliência, Psicologia preventiva.

Resumo

Os transtornos de ansiedade e depressão têm aumentado de forma considerável na população, sendo que seus sintomas tendem a manifestar-se já na infância. Intervenções para esses transtornos podem ser realizadas através do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de resiliência. O Método Friends é um programa baseado em evidências que visa desenvolver essas habilidades. Nesse contexto, esta pesquisa consistiu em uma avaliação da eficácia do Método Friends em um grupo de crianças. A amostra consistiu de 10 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 6 e 7 anos. Estas participaram do Método em uma Clínica-Escola de uma cidade do Interior do Paraná. Foi utilizado como instrumento de avalição o CBCL, aplicado em três momentos: pré-teste, pós-teste e follow up. Foram verificadas diferenças estatisticamente significativas nos três momentos em escalas relacionadas a competências sociais, escala de internalização e de externalização, ansiedade, depressão, retraimento e comportamento agressivo. De forma geral observou-se a eficácia do Método.

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Biografia do Autor

Giulia Tatiana Tkaczyk Pavoski, Universidade Estadual do Centro - Oeste

Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro -Oeste do Paraná.

Caroline Guisantes de Salvo Toni, Universidade Estadual do Centro - Oeste

Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica - USP. Professora Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. 

Ana Priscila Batista, Universidade Estadual do Centro - Oeste

Psicóloga, Doutora em Educação - UFPR. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. 

Cynthia Lais Ignachewski, Universidade Estadual do Centro - Oeste

Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro -Oeste do Paraná.

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Publicado

2018-08-24

Como Citar

Pavoski, G. T. T., Toni, C. G. de S., Batista, A. P., & Ignachewski, C. L. (2018). Prevenção universal e promoção de saúde em grupo de crianças a partir do Método Friends. Psico, 49(2), 148–158. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.2.26501

Edição

Seção

Artigos