Evitar ou punir, eis a questão?

Tendência à ação frente a violações morais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.4.36392

Palavras-chave:

juízo moral, transgressões, ética, identidade

Resumo

Buscou-se investigar a associação de tendências à ação frente a violações morais com códigos de ética e o nível de proximidade com o transgressor. Participaram 200 universitários (70% mulheres, idade M = 23 anos; DP = 6,62). Eles responderam questões sociodemográficas, a Escala de Comunidade, Autonomia e Divindade e a Lista de Tendências à Ação frente a Violações Morais. Análises mistas de variância sugeriram um efeito principal da ética, com a autonomia apresentando maiores escores; um efeito principal das violações, com transgressões de autonomia apresentando maiores escores; e um efeito principal do nível de proximidade com o transgressor, com maiores escores observados com desconhecidos. Uma interação foi observada da tendência à ação com o nível de proximidade, onde os participantes evitaram mais os amigos e puniram mais os desconhecidos. Pesquisas futuras sugerem a proximidade com o transgressor como uma variável relevante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeschka Martins Guerra, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Doutora em Psicologia Social pela University of Kent (UKC), em Canterbury, Kent, Inglaterra; mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil; professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil.

Viviany Silva Pessoa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil; mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN, Brasil; professora na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Aline Venceslau Vieira de Lima, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil.

Doutora em Psicologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), em Lisboa, Portugal; mestra em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil; professora na Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil.

Samuel Lincoln Bezerra Lins, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Doutor em Psicologia pela Universidade do Porto (UP), em Porto, Portugal; mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil; professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Pollyana de Lucena Moreira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil; mestra em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil; professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil.

Referências

Coleman, N. V., & Williams, P. (2013). Feeling like myself: Emotion profiles and social identity. Journal of Consumer Research, 40(2), 203-222. https://doi.org/10.1086/669483

Damásio, B. F. (2012). Uso da análise fatorial exploratória em psicologia. Avaliação Psicológica, 11(2), 213-228.

Elliot, A. J., Eder, A. B., & Harmon-Jones, E. (2013). Approach-avoidance motivation and emotion: Convergence and divergence. Emotion Review, 5(3), 308-311. https://doi.org/10.1177/1754073913477517

Farnsworth, J. K., Drescher, K. D., Nieuwsma, J. A., & Walser, R. B. (2014). The role of moral emotions in military trauma: implications for the study and treatment of moral injury. Review of General Psychology, 18(4), 249-262. https://doi.org/10.1037/gpr0000018

Fernández, I., Páez, D., & González, J. (2005). Independent and interdependent self-construals and sociocultural

factors in 29 nations. International Review of Social Psychology, 18, 35-63. https://www.researchgate.net/publication/239923298_Independent_and_Interdependent_Self-construals_and_Sociocultural_Factors_in_29_Nations

Fischer, A. & Roseman, I. (2007). Beat them or ban them: The characteristics and social functions of anger and contempt. Journal of Personality and Social Psychology, 93, 103-115. https://doi.org/10.1037/0022-3514.93.1.103

Giner-Sorolla, R., Bosson, J. K., Caswell, T. A., & Hettinger, V. E. (2012). Emotions in sexual morality: Testing the separate elicitors of anger and disgust. Cognition and Emotion, 26(7), 1208-1222. https://doi.org/10.1080/02699931.2011.645278

Giner-Sorolla, R. & Chapman, H. A. (2016). Beyond purity: Moral Disgust toward bad character. Psychological Science, 28(1), 80-91. https://doi.org/10.1177/0956797616673193

Guerra, V. & Giner-Sorolla, R. (2010). Community, Autonomy, and Divinity Scale: A new tool for the cross-cultural study of morality. Journal of Cross-Cultural Psychology, 41, 35-50. https://doi.org/10.1177/0022022109348919

Guerra, V. M. & Giner-Sorolla, R. (2015). Investigating the three ethics in emerging adulthood: a study in five countries. In: L. A. Jensen (Org.), Moral Development in a Global World: Research from a Cultural-Developmental Perspective (pp. 117-140). Cambridge University Press.

Guerra, V. M., Giner-Sorolla, R., & Vasiljevic, M. (2013). The importance of honor concerns across eight countries. Group Processes & Intergroup Relations, 16, 298-318. https://doi.org/10.1177/1368430212463451

Gutierrez, R. & Giner-Sorolla, R. (2011). Disgusting but harmless moral violations are perceived as harmful due to the negative emotions they elicit. Revista de Psicologia Social, 26(1), 141-148. https://doi.org/10.1174/021347411794078381

Haidt, J. (2001). The emotional dog and its rational tail: A social intuitionist approach to moral judgment. Psychological Review, 108, 814–834.

Haidt, J. & Kesebier, S. (2010). Morality. In S. Fiske, D. Gilbert, & G. Lindzey (Eds.), Handbook of Social Psychology (5th ed., pp. 797-832). Wiley.

Haidt, J., Koller, S., & Dias, M. (1993). Affect, culture, and morality, or is it wrong to eat your dog? Journal of Personality and Social Psychology, 65, 613-628. https://doi.org/10.1037/0022-3514.65.4.613

Han, D., Duhachek, A., & Agrawal, N. (2014). Emotions shape decisions construal level: The case of guilt and shame. Journal of Consumer Research, 41, 1047-1064. https://doi.org/10.1086/678300

Jensen, L. (1995). Habits of the heart revisited: Autonomy, community, and divinity in adults’ moral language. Qualitative Sociology, 18, 71-86. http://dx.doi.org/10.1007/BF02393196

Jensen, L. (1998). Moral divisions within countries between orthodoxy and progressivism: India and the United States. Journal for the Scientific Study of Religion, 37, 90-107. https://doi.org/10.2307/1388031

Jensen, L. (2004). Civic engagement coding manual: Type of engagement. Unpublished manuscript.

Kohlberg, L. (1984). Essays on Moral Development. The Psychology of Moral Development: The Nature and Validity of Moral Stages. Harper & Row.

Krettenauer, T., Jia, F., & Mosleh, M. (2011). The role of emotion expectancies in adolescents’ moral decision making. Journal of Experimental Child Psychology, 108, 358-370. https://doi.org/10.1016/j.jecp.2010.08.014

Piaget, J. (1932). O Juízo Moral na Criança (4. ed.). Summus.

Rest, J. R., Narvaez, D., Thoma, S. J., & Bebeau, M. J. (2000). A Neo-Kohlbergian Approach to Morality Research. Journal of Moral Education, 29(4), 381-395. http://doi.org/10.1080/713679390

Rozin, P., Lowery, L., Imada, S., & Haidt, J. (1999). The CAD triad hypothesis: A mapping between three moral emotions (contempt, anger, disgust) and three moral codes (community, autonomy, divinity). Journal of Personality and Social Psychology, 76, 574-586. https://doi.org/10.1037//0022-3514.76.4.574

Salerno, J. M. & Peter-Hagene, L. C. (2013). The interactive effect of anger and disgust on moral outrage and judgments. Psychological Science, 24(10), 2069-2078. https://doi.org/10.1177/0956797613486988

Shepherd, L., Spears, R., & Manstead, A. S. R. (2013). ‘This will bring shame on our nation’: The role of anticipated group-based emotions on collective action. Journal of Experimental Social Psychology, 49, 42-57. https://doi.org/10.1016/j.jesp.2012.07.011

Shweder, R. (2003). Why do men barbecue? Recipes for cultural psychology. Harvard University Press.

Shweder, R., Much, N., Mahapatra, M., & Park, L. (1997). The “big three” of morality (autonomy, community, divinity) and the “big three” explanations of suffering. In A. Brandt, & P. Rozin (Eds.), Morality and Health (pp. 119-169). Routledge.

Turiel, E. (2002). The Culture of Morality: Social Development, Context, and Conflict. Cambridge University Press.

Zeelenberg, M., & Pieters, R. (2006). Feeling is for doing: A Pragmatic approach to the study of emotions in

economic behavior. In. D. De Cremer, M. Zeelenberg, & K. Murnighan (Eds.). Social Psychology and Economics (pp. 117-137). Erlbaum.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Guerra, V. M., Pessoa, V. S., Lima, A. V. V. de, Lins, S. L. B., & Moreira, P. de L. (2021). Evitar ou punir, eis a questão? Tendência à ação frente a violações morais. Psico, 52(4), e36392. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.4.36392

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)