Gêneros: diferenças percebidas e estratégias de influência utilizadas no processo de decisão de compra

Autores

  • Janine Fleith de Medeiros Universidade de Passo Fundo
  • Cláudio Hoffmann Sampaio PUCRS
  • Marcelo Gattermann Perin PUCRS

Palavras-chave:

Gêneros, processo de decisão de compra, compra conjunta, estratégias de influência.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados advindos de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que buscou analisar as diferenças percebidas, bem como as estratégias de influência utilizadas, por homens e mulheres ao longo das etapas do processo de decisão de compra conjunta de um imóvel. Para o alcance dos objetivos, os autores optaram por realizar a coleta de dados junto a dez casais sujeitos da amostra conciliando a abordagem indireta (técnicas projetivas) com a abordagem direta (entrevistas em profundidade). Analisando-se os resultados obtidos, destaca-se que as mulheres tendem a associar a compra e o consumo com sentimentos de preocupação e solicitude narcisista, enquanto os homens relacionam ao desejo de escolha e de domínio. No que tange as estratégias de influência empregadas, identificou-se que as mulheres valem-se da emoção e os homens do maior conhecimento que dizem ter sobre o assunto (especialista).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Fleith de Medeiros, Universidade de Passo Fundo

Professor Pesquisador da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis

Downloads

Publicado

2011-08-29

Como Citar

Medeiros, J. F. de, Sampaio, C. H., & Perin, M. G. (2011). Gêneros: diferenças percebidas e estratégias de influência utilizadas no processo de decisão de compra. Psico, 42(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/6460

Edição

Seção

Artigos