Psicologia Comunitária e Técnicas para o Trabalho com Grupos: Contribuições a Partir da Teoria Histórico-Cultural

Autores

  • Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro Universidade Federal do Ceará
  • João Paulo Pereira Barros Universidade Federal do Ceará
  • Veriana de Fátima Rodrigues Colaço Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Psicologia comunitária, teoria histórico-cultural, grupos.

Resumo

O artigo discute metodologias utilizadas pela psicologia comunitária para o trabalho com grupos, à luz da teoria histórico-cultural. São destacados pontos de convergência entre a psicologia comunitária e a teoria histórico-cultural, por ambas reconhecerem a natureza sócio-histórica do ser humano. Para o debate são relevantes os conceitos de mediação simbólica e de zona de desenvolvimento proximal (ZDP). São ressaltadas a noção de diálogo e algumas técnicas utilizadas para facilitar interações grupais. Salienta-se que tais técnicas têm se mostrado profícuas, tanto para a discussão das problemáticas concernentes à comunidade, quanto para o compartilhamento de habilidades, conhecimentos e ideias que favorecem a construção de ações transformadoras das realidades locais. Afirma-se que as técnicas para o trabalho com grupos favorecem a ampliação das possibilidades de abstração e de auto-regulação do comportamento, a partir da emergência de ZDPs. Conclui-se que compreender os efeitos psicológicos dessas técnicas é significativo inclusive para identificar elementos a serem trabalhados na formação do psicólogo comunitário.

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Como Citar

Aragão Pinheiro, F. P. H., Barros, J. P. P., & Colaço, V. de F. R. (2012). Psicologia Comunitária e Técnicas para o Trabalho com Grupos: Contribuições a Partir da Teoria Histórico-Cultural. Psico, 43(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/11696

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