Identificação de problemas de saúde mental associados à queixa escolar segundo o DAWBA

  • Lylla Cysne Frota D'Abreu Universidade de Potsdam
  • Edna Maria Marturano Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Palavras-chave: DAWBA, queixa escolar, transtorno psiquiátrico, criança.

Resumo

Queixa escolar é um dos principais motivos de encaminhamento de crianças à rede pública de saúde e clínicas-escola de psicologia. Estudos sugerem que no segmento de crianças encaminhadas com queixa escolar, a prevalência de problemas de saúde mental é maior que na população geral. Este trabalho teve como objetivo identificar transtornos psiquiátricos associados à queixa escolar segundo categorias do DSM-IV-TRTM, além da descrição da clientela. Participaram 103 crianças com queixa escolar, de seis a doze anos, inscritas em uma clínica-escola de psicologia. Foram feitas consultas aos prontuários e aplicação junto ao responsável da versão brasileira do Development and Well-Being Assesment (DAWBA), entrevista de diagnóstico psiquiátrico na infância compatível com o DSM-IV-TRTM. Foi encontrada alta prevalência de crianças com problemas de saúde mental, história prévia na área de saúde e uso de medicação psicotrópica. O trabalho oferece subsídios para a defesa de políticas públicas na área de saúde mental infantil.

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Biografia do Autor

Lylla Cysne Frota D'Abreu, Universidade de Potsdam
PhD Program: Institute of Psychology, Potsdam University (GERMANY), April 2010- current PhD Program: Institute of Psychology, Humboldt University of Berlin (GERMANY) April 2009- March 2010 Master’s Degree: Medical School- University of Sao Paulo (BRAZIL), February 2006- August 2008 Undergraduate Program -Psychology- University of Sao Paulo (BRAZIL) February 1998- February 2002 Undergraduate Program -Psychology-Eberhard-Karls-Universität Tübingen (GERMANY), February 2002- December 2003
Edna Maria Marturano, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Tem graduação em Psicologia - Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em Ciências (Psicologia ) pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. É orientadora credenciada no programa de pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto / USP. Tem experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: fatores de risco e proteção ao desenvolvimento da criança; prevenção de problemas de comportamento em diferentes contextos; apoio psicopedagógico nas dificuldades de aprendizagem; família e desempenho escolar.
Publicado
2011-05-25
Como Citar
D’Abreu, L. C. F., & Marturano, E. M. (2011). Identificação de problemas de saúde mental associados à queixa escolar segundo o DAWBA. Psico, 42(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/8487
Seção
Artigos