Habilidades sociais na comorbidade entre dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento: uma avaliação multimodal

  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette UFSCAR
  • Simone de Oliveira Barreto Universidade Federal de São Carlos
  • Lucas Cordeiro Freitas Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: habilidades sociais, dificuldade de aprendizagem, problemas de comportamento, comorbidade, viés de avaliação.

Resumo

A atual prevalência e comorbidade de problemas de comportamento e de aprendizagem mostram a importância da avaliação precoce na prevenção desses problemas e de questões metodológicas relacionadas. Com base em uma amostra de 50 crianças que apresentavam essa comorbidade, de ambos os sexos, de oito a 12 anos, o presente estudo comparou resultados obtidos por dois instrumentos (IMHSC-Del-Prette e SSRS-BR) bem como avaliações feitas pelas próprias crianças e por seus professores. Os resultados indicaram déficits de aquisição e desempenho nas habilidades sociais das crianças (especialmente habilidades assertivas e empáticas), alta frequência de problemas de comportamento e vieses entre autoavaliação e avaliação do professor. Discutem-se implicações dos resultados na análise das necessidades educativas especiais e no planejamento de programas de intervenção junto a essa clientela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zilda Aparecida Pereira Del Prette, UFSCAR
Professora Titular do Departamento de Psicologia Universidade Federal de São Carlos
Simone de Oliveira Barreto, Universidade Federal de São Carlos
Graduada em Psicologia e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos.
Lucas Cordeiro Freitas, Universidade Federal de São Carlos
Graduado em Psicologia (Formação de Psicólogo e Licenciatura) pela Universidade Federal de São João Del Rei. Mestre e Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutorando pela Universidade Federal de São Carlos com Bolsa PD da FAPESP.
Publicado
2012-02-29
Como Citar
Prette, Z. A. P. D., Barreto, S. de O., & Freitas, L. C. (2012). Habilidades sociais na comorbidade entre dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento: uma avaliação multimodal. Psico, 42(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/7593
Seção
Artigos