Efeito da idade no Teste de Memória de Reconhecimento (TEM-R)

  • Fabián Javier Rueda Universidade São Francisco
  • Nelimar Ribeiro de Castro Universidade São Francisco
  • Alexandre José Raad Universidade Tiradentes
Palavras-chave: Memória, evidência de validade, testes psicológicos, psicometria.

Resumo

O objetivo do estudo foi procurar evidência de validade desenvolvimental para o Teste de Memória de Reconhecimento – TEM-R. Participaram da pesquisa 464 estudantes universitários de uma instituição particular do estado de Sergipe, de ambos os sexos, e com idade variando entre 17 e 53 anos (M=23,53, DP=6,49). O instrumento foi aplicado coletivamente em sala de aula, em horário previamente cedido pelo professor, com duração máxima de 10 minutos. Nos resultados foi possível observar correlação negativa e significativa entre a pontuação do TEM-R e a idade (r=-0,20, p=<0,001), sendo formadas três faixas etárias que se diferenciaram no desempenho no teste, quais sejam, até os 23 anos, dos 24 aos 35 anos e pessoas com 36 anos ou mais. Com base nisso, discute-se a verificação de evidência de validade para o TEM-R em função da idade, sendo que ao aumento da idade lhe correspondeu uma diminuição da capacidade de memória de reconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabián Javier Rueda, Universidade São Francisco
Fabián Javier Marín Rueda é Psicólogo e Doutor em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco/Itatiba.
Nelimar Ribeiro de Castro, Universidade São Francisco
Nelimar Ribeiro de Castro é Psicólogo, Mestre em Avaliação Psicológica e Doutorando do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco/Itatiba.
Alexandre José Raad, Universidade Tiradentes
Alexandre José Raad é Psicólogo e Mestre em Avaliação psicológica pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco/Itatiba. Professor da Universidade Tiradentes/Aracaju, Sergipe.
Publicado
2011-05-25
Como Citar
Rueda, F. J., de Castro, N. R., & Raad, A. J. (2011). Efeito da idade no Teste de Memória de Reconhecimento (TEM-R). Psico, 42(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/7377
Seção
Artigos