Proposta de uma medida de empatia focada em grupos: validade fatorial e consistência interna

  • Lilian Kelly de Sousa Galvão Universidade Federal de Campina Grande
  • Cleonice Pereira dos Santos Camino Universidade Federal da Paraíba
  • Valdiney Veloso Gouveia Universidade Federal da Paraíba
  • Nilton Soares Formiga Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Empatia, avaliação, adolescentes.

Resumo

O presente artigo procurou reunir evidências da validade fatorial e consistência interna de uma Escala de Empatia focada em Grupos (EEG). Para tanto, foram realizados dois estudos: o primeiro refere-se a um estudo exploratório e o segundo a uma validação confirmatória. Foram utilizadas duas amostras, com aproximadamente 200 adolescentes cada. Os participantes responderam a EEG e a um questionário demográfico. Os resultados da análise de componentes principais identificaram quatro fatores representativos da estrutura interna do instrumento, com um Alfa total de 0,83. Uma análise fatorial confirmatória revelou indicadores psicométricos aceitáveis para o modelo com quatro fatores em comparação com outros modelos. De uma maneira geral, o presente estudo traz contribuições significativas para a compreensão da dimensionalidade do construto da empatia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Kelly de Sousa Galvão, Universidade Federal de Campina Grande
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, Professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande.
Cleonice Pereira dos Santos Camino, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Psicologia pela Universitè Catholique de Louvain, Bélgica, Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UFPB.
Valdiney Veloso Gouveia, Universidade Federal da Paraíba
Doutor em Psicologia pela Universidad Complutense de Madrid, Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba
Nilton Soares Formiga, Universidade Federal da Paraíba
Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba
Publicado
2010-09-28
Como Citar
Galvão, L. K. de S., Camino, C. P. dos S., Gouveia, V. V., & Formiga, N. S. (2010). Proposta de uma medida de empatia focada em grupos: validade fatorial e consistência interna. Psico, 41(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/5923