Fundamentos históricos e epistemológicos da pesquisa objetiva em criatividade

  • Igor Reszka Pinheiro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberto Moraes Cruz Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Criatividade, Epistemologia, Objetividade, Subjetividade

Resumo

Considerados os múltiplos protagonistas e a sequência nem sempre linear dos fatos, a história das possibilidades de conhecimento psicológico em criatividade narra a trajetória de inúmeras personagens através do tempo, convergindo e divergindo metodologias na busca por uma definição operacional desse fenômeno. Este artigo revisa a literatura e apresenta a história da pesquisa em criatividade através de uma linha do tempo espiralada, a qual possui como cenário as faces objetiva e subjetiva da psicologia, relacionando os vieses místico, psicodinâmico e pragmático, que interagem para criar uma visão coesa da criatividade como genialidade, fonte de energia e realização, e os vetores psicométrico, historiométrico, sistêmico, componencial e integrativo, expoentes da criatividade científica que, por sua vez, pouco ou nada se relacionam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Reszka Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina
Designer, Especialista em educação e Doutorando do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC.
Roberto Moraes Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Psicologia e em Engenharia de Produção da UFSC. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Salvador, graduação em psicologia pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2010-01-07
Como Citar
Pinheiro, I. R., & Cruz, R. M. (2010). Fundamentos históricos e epistemológicos da pesquisa objetiva em criatividade. Psico, 40(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/5338
Seção
Artigos