Da prática do desvio ao protagonismo
Palavras-chave:
Protagonismo, cidadania, conflito com a lei, subjetividade, desvio social.Resumo
Este artigo estuda o fenômeno do adolescente em conflito com a lei, inserido em programas de medidas socioeducativas. A prática antissocial, no caso dos adolescentes, pode ser um pedido de socorro e demonstrações de déficit no atendimento de necessidades básicas, cognitivas, afetivas, sociais e econômicas, entre outras, com repercussões no processo de construção do sujeito. A intervenção socioeducativa pode restabelecer e potencializar os adolescentes, ajudá-los a encontrar ferramentas para modificar suas perspectivas de vida. Nossa abordagem metodológica seguiu o modelo de pesquisa de intervenção e estudo de casos de dois adolescentes em conflito com a lei, com base em três programas de atendimento na Grande São Paulo. Os resultados a que chegamos nos permitem inferir que os adolescentes participantes dos programas encontraram uma maneira de ressignificar suas vidas e aprenderam a elaborar projetos que os ajudaram a ser autores e não apenas atores de sua própria história.Downloads
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Publicado
2010-04-12
Como Citar
Souza Neto, J. C. de, & Centolanza, C. A. (2010). Da prática do desvio ao protagonismo. Psico, 41(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/4516
Edição
Seção
Artigos
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