A perspectiva das crianças sobre questões de gênero na escola

  • Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire Freire Universidade de Brasília
  • Stéphanie Sabarense Universidade de Brasília
  • Angela Uchoa Branco Universidade de Brasília
Palavras-chave: Psicologia, escolar, gênero, crianças

Resumo

Investigamos as concepções das crianças sobre as relações de gênero e sobre as funções da avaliação na experiência escolar. Com base na abordagem sociocultural construtivista, objetivamos identificar aspectos semióticos de ordem da cultura na narrativa das crianças de forma a compreender a construção das relações de gênero na escolarização. Observamos duas sessões de grupo focal, uma com quatro meninos e outra com cinco meninas de quarta série. Utilizamos uma metodologia qualitativa interpretativa para análise das interações comunicativas. Verificamos que as relações de poder entre os gêneros aparecem já com bastante clareza na narrativa das crianças mediante articulação da cultura coletiva, como a naturalização da violência, a associação do universo feminino à esfera doméstica e do universo masculino à esfera pública e a negociação recíproca das posições assimétricas de controle e vitimização. Entretanto, verificamos que essa relação aparece apenas em parte quando se referem ao contexto escolar, à situações de aprendizagem e avaliação, narrando experiências de igualdade de tratamento e expectativas, especialmente por parte das professoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire Freire, Universidade de Brasília
É Pedagoga, Mestre em Educação pela Michigan State University (2000), e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2008). Seu interesse de pesquisa se concentra em questões do desenvolvimento e aprendizagem em crianças no contexto da escolarização.
Publicado
2009-08-21
Como Citar
Freire, S. F. de C. D. F., Sabarense, S., & Branco, A. U. (2009). A perspectiva das crianças sobre questões de gênero na escola. Psico, 40(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/4062
Seção
Artigos